Manchete

PL ganha musculatura

Jorginho Mello, literalmente, está fazendo a roça. Considerando-se que o prazo para novas filiações e transferências partidárias expira no dia 6 de abril, o governador colocou o pé no acelerador. Por todo o estado.
Na quinta-feira, o chefe do Executivo esteve em Tubarão, onde reuniu 2 mil pessoas em torno do projeto da candidatura a prefeito do deputado estadual Estêner Soratto Filho.
No dia seguinte, sexta-feira, Jorginho foi a São José. Ali, os liberais já têm maioria na Câmara de Vereadores. Adesões que giram em torno do projeto da liberal Adeliana Dal Pont, que pretende voltar à Prefeitura da quarta maior cidade catarinense.
No sábado, data do aniversário de Florianópolis, o governador, em evento no Norte da Ilha, foi cristalino. Declarou apoio à reeleição do prefeito Topázio Silveira Neto. Não se sabe como será a composição, mas o respaldo está declarado.

Regional

Depois, o governador foi à Concórdia. Na cidade do Oeste, o PSD havia reunido 600 pessoas para a filiação do prefeito Rogério Pacheco. Isso foi sexta-feira.
No sábado, Jorginho e o PL conseguiram reunir 2 mil pessoas em Concórdia. Certamente o PL terá candidato a prefeito nessa importante cidade oestina.

Acelerado

Jorginho Mello está num ritmo frenético. Trabalha de segunda a segunda. Não tem fim de semana.
As informações que chegam dão conta de que ele deseja lançar, na pior das hipóteses, 150 candidatos a prefeito pelo PL. Em mais 50 cidades, o PL terá candidato a vice.

Por fora

Nos outros 95 municípios, os liberais preferem compor com o MDB e o PP. Em alguns poucos municípios, o acordo será com o PSD, hoje o grande rival do PL em Santa Catarina.

Polarização

São os dois partidos, PL e PSD, que estão se mexendo. Depois deles, apenas MDB e PP mostram mobilização. Mas de maneira ainda um pouco tímida. Liberais e pessedistas estão nadando de braçadas.

Parceiros

O governador atua, ainda, para tentar acordos com o MDB e PP na maior parte dos municípios possíveis. É uma forma de tentar isolar os pessedistas. O parceiro preferencial é o Manda Brasa.

Trinca

O PSD ficará com UB, Republicanos e Novo aqui e ali. São as eleições municipais de 2024 que nunca exerceram tanta influência com vistas a um pleito estadual. Estamos falando, evidentemente, do pleito de 2026.

Posts relacionados

Lula é persona non grata em Itajaí

Redação

CGE investiga 17 empresas após suspeita de fraudes apontada pela Secretaria de Administração

Redação

Prefeito Eduardo Freccia apresenta avanços econômicos de Palhoça na FIESC

Redação
Sair da versão mobile