Nesta próxima segunda-feira, 7, serão apresentados os estudos sobre o plano de concessão das rodovias catarinenses. O projeto será exposto ao Conselho de Desenvolvimento Regional (CDR), órgão de natureza colegiada, vinculado a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville. A reunião será às 14h, no auditório da prefeitura de Araquari e é aberta a comunidade.
Os estudos de concessão são desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Planejamento em conjunto com o Ministério dos Transportes, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Departamento Estadual de Infraestrura (Deinfra) e Santa Catarina Participações e Parcerias (SCPar). O secretário de Estado do Planejamento, Murilo Flores, e o gerente de Modernização Organizacional da pasta, Luiz Carlos Pacheco, apresentarão aos projetos.
Um dos temas em discussão é o escopo das diretrizes para a estruturação do plano de concessões. Essas diretrizes, estabelecidas pelo Governo Federal, levam em conta aspectos como viabilização financeira para conservação das rodovias, integração regional e desenvolvimento local.
Os estudos de concessão da BR-280 são outro item abordado na reunião, devido à sua importância e localização próxima de um conjunto de grandes portos. Neste caso, o Governo do Estado juntamente com a União, fazem estudos para a redução das tarifas nas praças de pedágio. Os estudos para as concessões das BRs 280 e 470 devem ser concluídos até o final do ano e o lançamento do edital está previsto para o próximo ano.