Notícias - Lateral

Plano de Segurança da Água está sendo elaborado pelo Samae

Documento estabelece os métodos, as ações e os procedimentos necessários para garantir a gestão segura e sustentável do abastecimento de água potável para consumo humano.

Integrantes da equipe técnica do Samae de Jaraguá do Sul juntamente com a empresa A2N Engenharia &Soluções Sustentáveis estão trabalhando na elaboração do Plano de Segurança da Água – PSA, que é um documento abrangente e dinâmico que estabelece os métodos, as ações e os procedimentos necessários para garantir a gestão segura e sustentável do abastecimento de água potável para consumo humano.
Uma prévia do plano foi apresentada durante reunião com representantes da AMVALI, IMA, Bombeiros Voluntários, Defesa Civil Municipal, Defesa Civil Regional e Fujama, com o objetivo de apresentar o progresso na elaboração do plano e promover o alinhamento de ideias e informações essenciais, para torná-los o mais abrangente e completo possível.

Segundo o diretor técnico da autarquia, Tuhã Schmitt do Evangelho, “o plano adota uma abordagem de risco, abrangendo todas as etapas do ciclo da água: desde a captação da fonte hídrica, passando pela adução (transporte da água bruta), tratamento (remoção de contaminantes), reservação (armazenamento para distribuição) e, por fim, a distribuição aos consumidores. Além de detalhar o fluxo do sistema de abastecimento, o PSA é fundamental para identificar e avaliar perigos e eventos que possam comprometer a qualidade da água e, consequentemente, a saúde pública. Com base nessa análise de risco, o plano define e implementa medidas preventivas para minimizar a probabilidade de ocorrência desses perigos e medidas corretivas a serem adotadas caso ocorram falhas ou contaminações”, explicou.

Além do Plano de Segurança da Água, a equipe técnica da autarquia está elaborando também um Plano de Emergência e Contingência – PEC, específico para as Estações de Tratamento de Água – ETAs. De acordo com o coordenador de ETA, Hericson Meneghelli “este plano detalhará os procedimentos a serem adotados em situações críticas, como inundações que possam comprometer as instalações; riscos de acidentes envolvendo o transporte de produtos químicos perigosos em rodovias próximas; falhas operacionais graves; interrupção no fornecimento de energia elétrica; atos de vandalismo; entre outros eventos que possam afetar a capacidade de tratamento e distribuição de água potável, visando garantir a continuidade do abastecimento e a segurança da população”.

Meneghelli destaca ainda que “após as sugestões realizadas pelas instituições durante a reunião, nos próximos meses estaremos concluindo os referidos planos e, posteriormente, será realizada uma audiência pública para a apresentação e implementação formal, garantindo a participação e o conhecimento de toda a comunidade sobre as estratégias de segurança do abastecimento de água”, finalizou.

Posts relacionados

Lunelli destaca avanços na infraestrutura e investimentos do Estado na região

Redação

Município adere ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo

Redação

Pesos pesados do Norte

Redação
Sair da versão mobile