--------- Notícias - Lateral

Planos CELOS fecham 2020 com rentabilidade positiva

Plano Misto bateu 404% do CDI, enquanto o Transitório correspondeu a 294% do CDI

Apesar do ano atípico e extremamente desafiador, a Fundação Celesc de Seguridade Social (CELOS) fechou 2020 com rentabilidade positiva. O Plano Misto fechou dezembro com alta de 2,04% diante da meta atuarial de 1,29%, encerrando o ano acima da meta: 11,15% diante de 9,42%. O resultado corresponde a 118% da meta atuarial e a 404% do CDI. Já o Plano Transitório fechou o último mês de 2020 com alta de 1,96% para uma meta atuarial de 1,29%, obtendo retorno anual de 8,11% diante de 9,42% projetados. O resultado não superou a meta atuarial, mas correspondeu a 294% do CDI.

O diretor administrativo-financeiro da CELOS, Henri Machado Claudino, salienta que os novos cenários foram avaliados diariamente, com tomadas de decisões rápidas. “Os resultados demonstram, ainda, que a carteira de investimentos constituída nos últimos anos estava preparada para momentos atípicos”, completa.

Confira os destaques dos rendimentos:

* Plano Misto: destaque para o segmento de Renda Variável, com rentabilidade de 9,49%, puxado pelo bom desempenho dos fundos de ações. Destaque positivo também para o segmento de Renda Fixa, com retorno de 2,20%, favorecido pelo fechamento na taxa de juros e bom desempenho das NTN-Bs marcadas a mercado, apesar do provisionamento dos 25% restantes do crédito privado CCB RAESA. No segmento Estruturado, bom desempenho dos Fundos Multimercado Alta Vol (+5,96%), mas impacto negativo da carteira de FIPs, em função de uma reprecificação do FIP Brasil Energia Renovável, com redução de 30% no seu valor de cota. Por fim, desempenho positivo para os segmentos Imobiliários (1,40%), Empréstimos (1,01%) e Contrato Reserva (1,38%), reflexos da aceleração dos índices de inflação IPCA e IGPM em dezembro.

* Plano Transitório: destaque para o segmento de Renda Variável, com rentabilidade de 9,74% puxado pelo bom desempenho dos fundos de ações. Destaque positivo também para o segmento de Renda Fixa, com retorno de 1,40%, favorecido pelo fechamento na taxa de juros e bom desempenho das NTN-Bs marcadas a mercado. No segmento Estruturado, bom desempenho dos Fundos Multimercado Alta Vol (+6,03%), mas impacto negativo da carteira de FIPs, em função de uma reprecificação do FIP Brasil Energia Renovável, com redução de 30% no seu valor de cota. Por fim, desempenho positivo para os segmentos Empréstimos (1,48%) e Contrato Reserva (1,38%), pela aceleração do IPCA em dezembro.

Posts relacionados

Celesc registra um dos melhores resultados da história com lucro 28,5% maior em 2024

Redação

Celesc confirma participação no 9º Rodeio Nacional de Eletricistas

Redação

Sessão tem manifestação de servidores em apoio ao caráter público da Celesc

Redação
Sair da versão mobile