Blog do Prisco
Notícias Últimas

Plenário aprova novo critério para entrega do Troféu de Responsabilidade Social da Alesc

FOTO: Rodolfo Espínola/Agência AL

Os deputados aprovaram em Plenário, nesta terça-feira (21), o projeto de lei, PL./0063/2023, que fixa novo critério para a escolha das empresas ganhadoras do Troféu de Responsabilidade Social “Destaque SC”, da Assembleia Legislativa. A proposta altera a Lei estadual 12.918, que instituiu o prêmio.

Caso a iniciativa seja sancionada pelo governador do Estado, a comissão julgadora vai passar a considerar como critério de seleção, a igualdade salarial entre homens e mulheres que tenham o mesmo cargo e atribuições e os exerçam pelo mesmo tempo de serviço, com graus de instrução iguais ou equivalentes.

Na justificativa da proposta, a autora, deputada Luciane Carminatti (PT), apresenta dados do 3º trimestre de 2022, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que revelam que o Brasil contava com 89,6 milhões de mulheres com 14 anos ou mais, das quais 47,9 milhões faziam parte da força
de trabalho.

Esses mesmos dados mostram que a diferença salarial era de 21% (média geral das profissões) podendo ter variações percentuais para cima ou para baixo, dependendo das profissões.

O Certificado de Responsabilidade Social e o Troféu Responsabilidade Social “Destaque SC” foi criado pela Alesc, com o objetivo de reconhecer e destacar as empresas privadas e públicas e organizações sem fins lucrativos com atuação em Santa Catarina, que tenham a responsabilidade socioambiental incluída em suas políticas de gestão. A premiação chega a 13ª edição em 2024.

Título de Cidadã Catarinense
Os deputados também aprovaram em plenário o projeto de Lei, PL./0096/2024, que concede o título de Cidadã Catarinense à presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC), Cláudia da Silva Prudêncio.

O autor da iniciativa, deputado Volnei Weber (MDB), destaca a história e o legado da atuação da homenageada em benefício da sociedade e da advocacia catarinense.

Natural do município de Torres, no Rio Grande do Sul, Cláudia da Silva Prudêncio é a primeira mulher a assumir a OAB/SC.

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Comissão de Assuntos Municipais ouve demandas de associações de municípios da região serrana

Redação

Entidades se manifestam na sessão do Alesc Itinerante em Lages

Redação