Blog do Prisco
--------- Notícias - Lateral

Plenário aprova projetos voltados à educação e à defesa civil

Os deputados da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovaram na tarde desta terça-feira (19) propostas legislativas voltadas à educação e à defesa civil. As matérias seguem para análise do governador Jorginho Mello (PL).

O Projeto de Lei (PL) 526/2023, de autoria da Mesa da Alesc, institui o Programa Escola do Professor, voltado para a promoção do bem-estar emocional, da saúde mental e psicológica dos professores da rede pública estadual de ensino. A proposição foi elaborada pelo Integra, comitê idealizado pelo Parlamento catarinense para propor ações voltadas à segurança e à promoção da cultura de paz e cidadania no ambiente escolar.

O programa catarinense é inspirado em uma iniciativa semelhante desenvolvida em Medellín, na Colômbia, a partir de missão internacional realizada pelos membros do Integra, no ano passado.  O modelo colombiano, além dos cuidados com a saúde mental, proporciona investimentos na formação continuada do professor.

“Adaptamos esse programa à realidade de Santa Catarina, com o objetivo de levar ao professor, além da capacitação e atualização, ações voltadas ao seu bem-estar”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB). “Vejo que esse projeto vai preparar o professor também para situações diversas que possam ser vivenciadas no dia a dia, na relação com o aluno, em sala de aula.”

Educação especial
Os deputados também aprovaram o Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2024, de autoria do Poder Executivo, que altera o Estatuto do Magistério do Estado de Santa Catarina (Lei Complementar 688/2015) para regularizar o pagamento de uma gratificação devida a professores ligados à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e que atuam em Apaes do estado.

Conforme a presidente da fundação, Jeane Probst Leite, cerca de 1,6 mil professores serão atendidos pela lei. “É uma gratificação que ia ser retirada, prejudicando esses profissionais. Com a aprovação do projeto, temos a garantia que o pagamento continua, agora com o respaldo da legislação”, afirmou.

A matéria tramitou de forma célere na Assembleia e foi analisada por todas as comissões em reuniões realizadas no decorrer desta terça-feira.

Sirenes
De autoria do deputado Sargento Lima (PL), foi aprovado o PL 402/2023, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sirenes de alerta em áreas de risco previamente mapeadas e identificadas pelas defesas civis dos municípios. O objetivo alertar a população para a evacuação imediata das áreas de risco, em caso de acionamento das sirenes.

Surdoatletas
O Plenário também aprovou a proposta de iniciativa do deputado Napoleão Bernardes (PSD) que visa assegurar o acesso dos surdoatletas ao Programa Bolsa Atleta, mantido pelo governo estadual (PL 184/2024).

Posts relacionados

Em Brasília, CRECI-SC fortalece campanha pela aprovação de projetos em favor dos corretores de imóveis

Redação

EUA: tarifa menor ao Brasil pode ampliar exportação de SC, avalia FIESC

Redação

Governo de SC busca apoio em Brasília para que dinheiro investido em estradas federais seja descontado da dívida com a União

Redação