O quartel do comando-geral recebeu os “eternos” comandantes-gerais para um café na manhã dessa terça-feira, 16. A reunião foi simbólica para ativar o Conselho de Ex-Comandantes-Gerais (CECG), que passou a oficializar e valorizar os coronéis da reserva que foram comandantes-gerais da PMSC. O comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga e o Chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva estaviveram presentes no evento.
“Sabemos o que cada comandante contribuiu e como seguem ativos em defesa da instituição. É uma emoção ter os nossos veteranos de volta, como uma forma de reconhecimento e valorização”, afirmou o coronel Pontes ao abrir a sessão. A primeira ação foi a leitura do Ato nº 914/2022 que cria o CECG.
O conselho será composto pelo comandante-geral em exercício e por todos os ex-comandantes-gerais da PMSC, que se reunirão anualmente nos meses de abril e setembro. Dentre os objetivos estão a discussão de assuntos estratégicos para a Corporação, valorização do conhecimento e da experiência dos ex-comandantes-gerais e resgate da noção de pertencimento institucional.
Após, o coronel Pontes passou a apresentar a situação atual da PMSC, números e ações desenvolvidas, como o novo plano de carreira das praças, reforço da estrutura operacional e troca do calibre do armamento utilizado pelos policiais militares. Os coronéis da reserva puderam contribuir com os projetos e acompanhar as mudanças. Por fim, foi servido um café da manhã aos presentes.
Prestigiaram o ato os seguintes ex-comandantes-gerais:
Coronel Sidney Carlos Pacheco
Coronel Paulo Roberto Fagundes de Freitas
Coronel Edson Souza
Coronel Walmor Backes
Coronel Edson Ivan Morelli
Coronel Bruno Knihs
Coronel Luiz da Silva Maciel
Coronel Valdemir Cabral
Coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Filho
Coronel Dionei Tonet