Coluna do dia

Política em efervescência

Pelos corredores do poder, cabeças coroadas do mundo político já começam a especular uma eventual chapa para o pleito estadual de 2022. Depois de formada a espinha dorsal do governo interino de Daniela Reinehr faz até sentido em se falar nos nomes do senador Jorginho ao governo, da própria Daniela novamente de vice (com a possibilidade também do nome do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, do PP) e de Gelson Merisio (PSDB) ao Senado.
A nominata, sem dúvidas, se apresentaria com viabilidade política e eleitoral. Mas está faltando combinar com os russos. Ou melhor, com os partidos. Especialmente no caso de Gelson Merisio. Será que tucanos de plumagem espessa como Geovania de Sá, Clésio Salvaro e os deputado estaduais aceitariam essa negociação para uma candidatura de um neo tucano ao Senado? A menos, claro, que Merisio se abrigue em outra legenda.
Outro aspecto a ser considerado é a questão legal envolvendo Daniela Reinehr. Se ela permanecer no governo, só poderia, por exemplo, disputar a reeleição. Caso Moisés da Silva volte ao cargo, ela seria a opção para novamente concorrer à vice. E para qual partido ela iria, uma vez que saiu do PSL? Para o PL? Ou seja, em termos do espectro partidário, o quadro se estreita com estes nomes.

O fator 06

Há, contudo, outra situação a ser considerada nesta especulação. O secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, articula nos bastidores sua candidatura ao Senado. Com as bênçãos de Jair Bolsonaro, por quem é tratado como o 06, tamanha sua proximidade com o presidente e com a família.

Homem de palavra

Acordo firmado também com a palavra do senador Jorginho Mello durante o descanso de Bolsonaro no Carnaval em São Francisco do Sul. Neste caso, já estariam sobrando nomes para os espaços disponíveis, pois só uma vaga em disputa à Câmara Alta. Evidentemente que muita saliva será gasta daqui até as convenções partidárias, mas o cenário vai apontando alguns caminhos e até situações praticamente sem volta, como a candidatura de Mello ao governo.

Jornalismo

A Associação Catarinense de Imprensa apresenta nesta quarta-feira (7), as 19h30, uma campanha de valorização do jornalismo. A campanha leva assinatura da entidade e será lançada no dia em que se comemora o Dia do Jornalista. No mesmo evento, que será remoto com transmissão ao vivo pelo canal de YouTube da entidade, a ACI irá apresentar a Diretoria e Conselhos eleitos no fim do ano passado e que tem a jornalista Déborah Almada na presidência.

Dia a dia

Com roteiro da OneWG e produção da Latina Filmes, a campanha “Cada segundo sem notícia é um segundo escondido da verdade” foi toda rodada em Joinville e simula 24 horas na vida de um jornalista.

Fiança salgada

A Sétima Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), por unanimidade, concedeu em parte ordem de habeas corpus ao ex-secretário de Estado da Administração, Milton Martini, um dos presos na denominada Operação Hemorragia, segunda fase da Operação Alcatraz. Com a decisão, ele poderá responder ao processo em liberdade mediante cumprimento de medidas cautelares, entre elas o pagamento de R$ 500 mil a título de fiança.

Sair da versão mobile