O senador Esperidião Amin está apresentando o 31º relatório de acompanhamento das obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Obra que era para estar concluída no ano de 2012.
O cronograma para a conclusão desta obra está anunciado para dezembro de 2023. Mas a expectativa é que esse prazo novamente não seja cumprido. Isso porque os aparelhos de interseção com a BR-282 e com a BR-101, que tem a previsão de conclusão para dez/2023, deveriam estar com 66% e 83% executados, respectivamente, no mês de outubro de 2022. No entanto, o estágio atual das obras é de 28% e 22% respectivamente, com a agravante de estarem completamente paralisados, aguardando a mobilização da nova empreiteira, o que não pode ser observado ainda no sobrevoo que a equipe de gabinete do senador Esperidião Amin realizou na última semana.
– O fato é o seguinte: nós sabemos que com esta paralisação, dos dois pontos críticos (Alto Aririú e Trombeta), e o não reinício das obras, foi para o “espaço”, dezembro de 2023. Gerencialmente, tanto a ANTT, quanto a Arteris sabem disto, mas nós também sabemos! Por isso, durante esta semana teremos uma reunião na ANTT, em Brasília, para discutir as providências que nós vamos tomar junto aos setores competentes de fiscalização para protestarmos por esta desconsideração a mais que está acontecendo em relação a esta obra e ao interesse de Santa Catarina – disparou Esperidião Amin.
A audiência com o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, está agendada para manhã desta quarta-feira (9), em Brasília.
Em relação aos demais trechos, as obras no trecho norte e intermediário estão fluindo normalmente. O ponto de preocupação é o Trevo Norte de acesso ao Contorno que iniciou com atraso, mas, a obra está dentro do cronograma para conclusão em dez/2023. Já os túneis 4 e 1 estão bem adiantados, à frente do cronograma. No restante dos Trechos Sul A e B, temos os túneis 2 e 3 que estão atrasados, no entanto as obras estão em execução em ritmo compatível com o objetivo.