Notícias

Prazo para rever listagem de espécies restritas para pesca no Sul e Sudeste

O coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, deputado João Paulo Kleinübing protocolou um ofício pedido ao Ministério do Meio Ambiente a revisão dos prazos da lista de espécies que sofrem restrições para pesca, além de adicionar novas espécies à listagem de autorização prevista na Portaria nº 445. O pedido, assinado pela bancada catarinense, sugere que o novo prazo para a vigência da lista seja 30 de abril de 2018.

O ofício elenca 42 espécies, entre elas alguns tipos de raias, garoupas, bagres e tubarões, encontradas nas regiões Sul e Sudeste do país, a exemplo do que já aconteceu com 15 espécies do Norte e Nordeste, onde já existe a liberação. A nova relação foi produzida a avaliada em parceria com o Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, o Sindipi.

Liberação já foi concedida a 15 espécies do Nordeste

O coordenador do Fórum afirma que a proposta evitaria os descartes que hoje acontecem e causam prejuízo tanto para o meio ambiente, quanto para os pescadores, que ficam com os trabalhos inviabilizados.

O Estado de Santa Catarina é responsável por mais de 50% da produção de pescados do Brasil e a expectativa do Fórum é que Governo Federal analise e inclua as espécies na portaria que regula a pesca. “O que estamos pedindo é que o Ministério do Meio Ambiente atue de maneira responsável, garantindo a proteção das espécies de forma sustentável, mas sem prejudicar as milhares de famílias que tiram seu sustento da pesca.

Posts relacionados

FIESC divulga estudo sobre revisão de contratos das BRs 101 e 116 amanhã

Redação

A polarização da política mundial e suas consequências econômicas e sociais, com José María Aznar

Redação

Ricardo Guidi se dirige aos criciumenses através de nota oficial sobre a operação do Gaeco em Criciúma

Redação
Sair da versão mobile