Blog do Prisco
Manchete

Prazos eleitorais

Na próxima segunda-feira, se esgota o prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para a realização das convenções homologatórias. A partir daí, do dia 5 até o dia 15, os partidos terão o prazo para registrar, efetivamente, as candidaturas. Depois, a Justiça Eleitoral terá mais cinco dias para se manifestar de maneira conclusiva.
Finalizada essa etapa, o processo eleitoral é desencadeado e a campanha eleitoral em todo o Brasil vai começar.
Neste século, registre-se, as campanhas eleitorais ficaram mais curtas. Na outra ponta, aumentaram substancialmente os fundos para a gastança nesse curto período. Com dinheiro dos impostos. Fundos partidário e eleitoral.
O período é tão apertado que o primeiro turno está marcado para 6 de outubro. Em Santa Catarina, poderemos ter, eventualmente, segundo turno apenas em Joinville, Florianópolis e Blumenau. Isso se nenhum dos candidatos alcançar mais de 50% dos votos, 50% mais um, evidentemente.

Regra geral

Excluindo-se esses três municípios, o assunto estará liquidado para outros 292 municípios. De 20 de agosto até 6 de outubro, estamos falando aí numa campanha de um pouco mais de um mês e meio.

Povo distante

E o clima? A animação? A população? O eleitorado, em potencial, está contagiado para comparecer às urnas? Negativo. Nem parece que estamos em ano eleitoral.

Mão única

Nem mesmo nos pequenos municípios, onde a sinergia dos candidatos com a sociedade, com a população, costuma ser mais efetiva. Está muito claro que só quem ganha, sempre, são os partidos e os políticos.

Olhar

Não por acaso, a cada pleito que é realizado, o desinteresse se amplia, justamente pelo desencantamento do eleitorado, totalmente desapontado com os representantes da classe política.

Algumas exceções

Claro que não há como generalizar, mas, de uma maneira geral, o eleitor acaba enxergando com desconfiança aqueles que vão se colocar ao crivo do eleitorado para conquistar espaços na Câmara de Vereadores, ou mesmo para assumir prefeituras municipais.

Fim de papo

Nas últimas eleições, observamos que a campanha efetivamente se intensifica nas duas semanas finais, ou seja, é um período curto e decisivo.

Reta final

E os partidos, bem como os candidatos e as coligações, vão deixar para fazer os investimentos na campanha eleitoral ali na undécima hora, quando realmente o eleitorado faz a sua opção. A grande verdade é que o eleitor está com o pé atrás em relação a praticamente todos os partidos, e também em relação à esmagadora maioria dos candidatos.