Desde essa quarta-feira, 8, o prédio-sede da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC), em Florianópolis, tem um novo nome. Agora, o imóvel próprio que abriga o gabinete do procurador-geral do Estado e outros setores do órgão central de serviços jurídicos do Poder Executivo passa a se chamar Edifício Procurador do Estado Rogério De Luca. A alteração está prevista na Lei 19.183/2025, publicada na edição dessa quarta do Diário Oficial e proposta para homenagear o advogado público falecido no exercício da função, após 30 anos de dedicação à instituição.

Rogério De Luca faleceu no dia 8 de junho de 2024, pouco mais de um mês antes de completar 31 anos de carreira. Lotado na Procuradoria Fiscal (Profis), teve papel de destaque em grandes causas de interesse do Estado, além de ter atuado em uma série de bancas de concursos públicos para a carreira de procurador. Ele ainda exerceu o cargo de procurador-geral adjunto da PGE/SC durante a gestão do ex-procurador-geral Walter Zigelli (1999 – 2002).

A iniciativa de conferir à sede da PGE/SC o nome do procurador Rogério De Luca foi tratada durante uma das reuniões do Conselho Superior (Consup). O procurador do Estado Leandro Zanini, ex-procurador-geral (2013), entende que o gesto transcende a individualidade. “Rogério De Luca foi um colega exemplar, de trato cordial, sincero e amoroso, sempre disposto a auxiliar e orientar com sua larga experiência profissional,  muito querido e estimado por todos que tiveram a oportunidade de lhe conhecer. Por tudo que representou à carreira de procurador do Estado e por tudo que fez em prol do Estado de Santa Catarina, atribuir seu nome ao prédio-sede da PGE é a justa homenagem à sua memória”.

Ao dar o nome do procurador De Luca para o prédio-sede, a instituição busca preservar sua memória e valorizar o legado deixado por ele na PGE/SC. “De Luca foi um profissional extremamente dedicado, que deu uma valiosa e singular contribuição à Profis e à Procuradoria. Essa homenagem, devidamente aprovada pelo Governador Jorginho Mello, que encaminhou o projeto de lei à Assembleia Legislativa, onde foi aprovado por unanimidade, é proporcional à sua estatura e à importância de seu trabalho junto à equipe da representação jurídica do Estado em favor de Santa Catarina e dos catarinenses”, declarou o procurador-geral do Estado, Márcio Vicari.

Procurador do Estado Rogério De Luca, que faleceu em junho de 2024 – Foto: Felipe Reis/Ascom PGE/SC