Acompanhada da superintendente, Carla Zonatto, e da equipe da Fundação Cultural (FCL), a prefeita visitou locais como Praça do CEU, Biblioteca Pública e o Casarão Juca Antunes
Neste domingo (13 de abril), a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, visitou diversos equipamentos públicos geridos pela Fundação Cultural do município. Acompanhada pela superintendente Carla Zonatto e por integrantes da equipe técnica da Fundação, a chefe do executivo acompanhou as condições estruturais da Praça do CEU, do Casarão Juca Antunes e da Biblioteca Pública Municipal Carlos Dorval de Macedo, com o objetivo de avaliar melhorias e planejar ações de restauração e modernização desses espaços culturais.
A visita foi organizada pela FCL, como parte de um movimento estratégico para revitalizar os locais que compõem a rede de cultura da cidade, dos quais enfrentam a necessidade de manutenção, atualização tecnológica e readequação de seus ambientes para melhor atender a comunidade lageana.
Durante a visita, Carla Zonatto destacou a importância de recuperar esses espaços e revelou planos para parcerias que ampliem a capacidade técnica da Fundação Cultural.
“Nosso objetivo, especialmente em casos como o da Biblioteca Pública e do Casarão Juca Antunes, é buscar o apoio da Fundação Catarinense de Cultura. Queremos trazer uma equipe especializada para nos auxiliar, aproveitando a experiência deles na modernização e na requalificação desses espaços que são fundamentais para a vida cultural de Lages”, afirma.
A Biblioteca Pública Municipal, por exemplo, é um ponto de encontro para leitores, estudantes e pesquisadores, mas carece de melhorias. Já o Casarão Juca Antunes, patrimônio histórico e símbolo da memória lageana, necessita de ações urgentes para conservação e ativação de projetos culturais que valorizem sua importância. A Praça do CEU, espaço voltado à convivência e práticas artísticas, também foi pauta na visita.
O cronograma de intervenções ainda será detalhado pela equipe técnica da Fundação Cultural, que está em fase de diagnóstico e levantamento de prioridades. A expectativa é que, com apoio técnico estadual e investimentos municipais, os espaços possam ser revitalizados ao longo dos próximos meses, fortalecendo a política cultural de Lages e seu compromisso com o acesso democrático à cultura.
foto>divulgação