Blog do Prisco
Destaques

Prefeito Buligon representa o Brasil na Cúpula Mundial de Cidades

Chapecó é o único Município do Brasil na 10ª Cúpula Mundial das Cidades (10th World Cities Summit – WCS), que acontece até sexta-feira (12-07), em Medellín, na Colômbia, com importantes debates sobre o futuro dos Municípios. O Prefeito de Chapeco, Luciano Buligon foi recebido na manhã desta quarta-feira (10-07), pelo Prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez, no Centro de Convenções Plaza Mayor, sede da Cities Summit.

Exemplos e soluções mundiais de crescimento e sustentabilidade estão sendo apresentados em forma de cases e iniciativas para as cidades do futuro. A edição de 2019 é a primeira a ser sediada na América Latina. Buligon foi uma das 300 autoridades mundiais convidadas, e tem sido procurado pela imprensa de todo o mundo em território colombiano.

O Prefeito de Chapecó tem dividido sua explanação em dois momentos. Mesmo com o interesse de todos por causa do acidente da Chapecoense, em 2016, o que tem elevado o debate nos encontros, conversas e entrevistas, são as lições que Chapecó exporta, como o Programa Lixo Zero Chapecó, a economia competitiva pelo agronegócio e cooperativismo, e a administração transparente e focada nas pessoas.

Foi numa entrevista para a revista Time, dos Estados Unidos, que Buligon lançou o desafio mundial de transformar as cidades de médio e pequeno porte, em Lixo Zero até 2030, assim como a meta que Chapecó já assumiu.“Esse evento mundial nos dá a oportunidade de difundir as virtudes das cidades. Trouxemos exemplos e vamos levar soluções para implantar em nossos municípios“.

E foi numa entrevista ao vivo para o canal Telemedellin que Buligon reforçou o agradecimento dos chapecoenses por tudo que a cidade fez no momento mais dolorido da história de Chapecó, e relembrou o carinho e a solidariedade que recebeu na ocasião. “Com muito amor, e em menos de 24 horas, vocês prepararam uma homenagem que impactou o mundo inteiro. Foi o abraço dos colombianos e a solidariedade mundial que nos deu a condição de reconstruir”, destacou o representante brasileiro.

Buligon falou também dos movimentos sociais e políticos que precisam cada vez mais chegar ao cidadão. Os dois “alcaldes” destacaram que ambientes como a Cúpula são fundamentais para superar questões administrativas e elevar a credibilidade das decisões. “Precisamos promover uma revolução ética, e aqui no Cities Summit temos a oportunidade de presenciar o que o mundo e suas prefeituras têm feito pelos cidadãos“.

Durante esse primeiro dia, Buligon também visitou os expositores mundiais que apresentam tecnologias para a digitalização das prefeituras, recebeu um convite para participar da Festa das Flores, na comunidade de Santa Helena, e se encontrou com o Embaixador do Brasil na Colômbia, Júlio Biteli.

Participação de Chapecó-SC

Na 10ª Cúpula Mundial das Cidades, Chapecó divide com Antuérpia (Bélgica), Santa Ana (Venezuela) e Jacarta (Indonésia), as apresentações no painel das Cidades Livres e Sustentáveis, voltadas para programas e projetos comunitários. Na programação, o Prefeito de Chapecó fará uma abordagem sobre o Programa Chapecó Lixo Zero, aprofundando o conjunto de ações, atividades, técnicas, métodos e inovações que visam envolver a sociedade civil, iniciativa privada e poder público, a reduzir a geração de resíduos sólidos urbanos.

Buligon ainda participa de mesa redonda no dia 12, sexta-feira, que discute alternativas de melhorias para a segurança econômica e ambiental, a partir de uma série de diretrizes. Entre elas, que, no longo prazo, as cidades devem priorizar a sustentabilidade, cuidados com o clima, gerenciamento de recursos hídricos, alimentos e energia. No conclave, o prefeito Luciano Buligon também compõe a programação do Fórum Anual de Prefeitos da WCS (10th WCS Mayors Forum) congresso global exclusivamente para convidados e prefeitos, que discute desafios urbanos urgentes e compartilha as melhores práticas.

Posts relacionados

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

Clima ameno em Chapecó

Redação

Falta de postura e falta de ética

Redação