Para fortalecer os vínculos entre a Oktoberfest de Munique e de Blumenau, o prefeito Mário Hildebrandt e o chefe da festa alemã, Clemens Baumgärtner, trocaram os canecos oficiais das suas respectivas festas. O gesto ocorreu durante a visita técnica realizada na segunda-feira, dia 20, e foi divulgado nas redes sociais do evento alemão.
“Agradecemos o convite para visitar Blumenau e desejamos boas-vindas à Munique”, disse Baumgärtner, no vídeo publicado no Instagram da Oktoberfest da Alemanha. “Conseguimos um feito inédito”, comemorou o prefeito Mário, “divulgando a nossa Oktoberfest junto à festa original que neste período atrai os olhos do mundo todo”.
Os secretários de turismo de Blumenau e de Munique, Marcelo Greuel e Benedikt Brandmeier também trocaram canecos. O ato simbólico também rendeu uma saudação do perfil oficial da Oktoberfest de Munique aos dois blumenauenses (Mário e Marcelo). Veja o vídeo, que está em Alemão (Hildebrandt ficou de postar uma tradução em Português nos seus perfis).
Agenda incluiu reuniu no Consulado
O encontro permitiu que a comitiva blumenauense conhecesse a organização da festa alemã, que costuma reunir em torno de 5 milhões de pessoas por edição, vindas de todos os lugares do mundo. Assim como Blumenau, Munique está retomando o evento após dos anos de pandemia e, para 2022, são esperados cerca de 8 milhões de visitantes.
Ainda pela manhã, Hildebrandt teve também um encontro com o cônsul-geral adjunto do Brasil na Alemanha, Paulo Roberto da Costa Pacheco. A comitiva retornará ao Brasil na quarta-feira, dia 21.