Blog do Prisco
Destaques

Prefeito de Joinville assume presidência da Associação dos Consórcios de Saúde de Santa Catarina

Nesta segunda-feira (17), o prefeito de Joinville, Adriano Silva, assumiu a presidência da Associação dos Consórcios Interfederativos de Saúde do Estado de Santa Catarina (ACISSC), que reúne os 15 Consórcios de Saúde que representam os municípios catarinenses. A posse foi oficializada durante a Assembleia Geral Extraordinária da Associação.

“Esta é uma ótima oportunidade para que, de forma conjunta, nós possamos encontrar caminhos para aumentar a quantidade e melhorar a qualidade dos atendimentos de Saúde que são oferecidos em todas as regiões de Santa Catarina, entendendo as particularidades de cada município. Com o fortalecimento da ACISSC, todos os catarinenses sairão ganhando”, afirma Adriano.

Os Consórcios de Saúde são entidades que reúnem os gestores municipais para unir esforços e otimizar os serviços de Saúde oferecidos. Os principais benefícios deste modelo são a melhor utilização dos recursos, a ampliação dos atendimentos e o aumento da eficiência da gestão pública, além de possibilitar um atendimento regionalizado, sobretudo aos municípios de pequeno porte.

Desde janeiro de 2025, Adriano também preside o Consórcio Interfederativo de Saúde do Nordeste de Santa Catarina (CisNordeste/SC), que foi criado em 1998 e reúne os municípios de Joinville, Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Jaraguá do Sul, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João de Itaperiú e Schroeder, além da cidade paranaense de Piên.

Atendimento às pessoas em situação de rua em pauta

Durante a Assembleia Geral Extraordinária da ACISSC, o prefeito de Joinville destacou a preocupação de diversos gestores municipais com o aumento da população em situação de rua em todas as regiões de Santa Catarina. Ele também detalhou a iniciativa conduzida em parceria com o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que preside a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

“Eu e o Topázio iniciamos um movimento para reunir os prefeitos interessados em construir uma pauta de trabalho para ser discutida com a Bancada Catarinense na Câmara dos Deputados e no Senado para rever a Legislação Federal sobre moradores de rua. Não podemos mais ficar reféns de leis frouxas e que não direcionam para uma solução”, explica Adriano.

De acordo com o Painel de Dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania do Governo Federal, o estado de Santa Catarina possui 8,8 mil pessoas vivendo em situação de rua.

“Como esta é uma questão que desafia os sistemas de saúde, de assistência social e de segurança pública dos municípios, entendemos que um trabalho conjunto entre os prefeitos para a construção de uma proposta de debate em nível nacional é o caminho ideal para encaminhar soluções efetivas. Para isso, as Associações e os Consórcios podem e devem trabalhar de forma integrada”, conclui Adriano.

Posts relacionados

SC em Brasília

Redação

Prefeitos de Florianópolis e de Joinville lideram movimento pela revisão da legislação sobre a população em situação de rua

Redação

Prefeitura de Balneário Camboriú tem garantia do INSS de que Posto de Saúde Central permanecerá na Rua 1.500

Redação