Notícias Últimas

Prefeito de Penha sai em defesa do município

O prefeito de Penha, no Litoral Norte, Aquiles da Costa, manifesta-se oficialmente diante do imbróglio do Executivo  municipal com o Parque Beto Carrero World, que ameaça deixar a cidade depois que passou a pagar o ISS de 5% mensalmente. Confira:

A prefeitura de Penha esclarece que, a lei que aumentou o Imposto Sobre Serviços (ISS) de 3% para 5% foi aprovada na Câmara de Vereadores, em 2009. O prefeito Aquiles da Costa, que na época era vereador, votou contra o aumento. “Cada município determina a alíquota e, nove anos atrás, votei contra esta medida, pois considero a taxa elevada”, explica. Segundo ele, para diminuir a alíquota, é necessário que o projeto seja encaminhado novamente a Câmara de Vereadores.

Durante 25 anos, o Parque Beto Carrero World não pagou nenhum tributo municipal, incluindo ISS, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alvarás, entre outros. Os benefícios terminaram em agosto de 2017 e, no mês seguinte, as taxas começaram a ser cobradas. “Assim como os cidadãos e os empreendedores da cidade pagam seus impostos, achamos justo que o Parque também cumpra com suas responsabilidades”, expõe Aquiles.

Prefeito lembra que o Parque, em 25 anos, esteve isento de impostos – foto>divulgação

De acordo com o prefeito, como compensação para a redução da alíquota, a diretoria do Parque Beto Carrero World ofereceu um plano de desenvolvimento para Penha. “Nunca pedimos nada, eles se propuseram a doar. Participamos de diversas reuniões sobre o planejamento da cidade e muitas das ideias apresentadas nós estamos colocando em prática”.

Sobre a ampliação de unidades do Parque Beto Carrero World para outros municípios, o prefeito afirma ser a favor. “A ampliação é natural, queremos que o Parque cresça e se expanda, como acontece com os parques da Disney, por exemplo, presentes em diversas cidades do mundo”, exemplifica.

Para Aquiles, o ponto de rompimento das tratativas foi a apresentação de uma compensação tributária, que poderia ser por meio de taxa de turismo, como alternativa para a redução da alíquota. No município, há entraves como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe quaisquer formas de renúncia fiscal sem a devida compensação tributária. “O nosso problema é legal, antes de tudo. Vontade e interesse em manter o parque em Penha temos e muito, tanto que estamos trabalhando para baixar o ISS, mesmo sabendo que vamos deixar de arrecadar mais de R$ 8 milhões por ano somente com o Parque.”, revela, reafirmando que a prefeitura tem feito seu papel, de forma honesta e transparente.

Posts relacionados

Heloísa Cabral será a secretária de Assistência Social, Mulher e Família

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, anuncia novos nomes de seu governo

Redação

Prefeito eleito de Rio do Sul anuncia os nomes dos futuros secretários da Educação e de Obras

Redação
Sair da versão mobile