Solenidade aconteceu nesta quarta-feira (1°), no Teatro Elias Angeloni
O primeiro dia do ano foi marcado pela posse do novo prefeito de Criciúma, Vaguinho Espíndola, e do vice-prefeito Salésio Lima, para o mandato de 2025-2028. O ato aconteceu em Sessão Solene da Câmara Municipal de Criciúma, realizada no Teatro Elias Angeloni na tarde desta quarta-feira (1°). Espíndola recebeu a faixa de prefeito das mãos do ex-prefeito Clésio Salvaro, representando a transmissão do cargo ao sucessor. A solenidade contou com a presença de autoridades, lideranças e sociedade civil.
“Criciúma não pode e não vai parar. Eu e meu vice-prefeito Salésio Lima temos essa honrosa missão, junto com os nossos valorosos secretários, diretores, gerentes e servidores públicos municipais, vamos fazer um governo histórico. Agora é a nossa hora de continuar essa transformação pela nossa cidade, com foco na informação, na sustentabilidade e na humanidade. A indicação de recursos para viabilizar obras e ações para o bem da nossa cidade sempre foi e continuará sendo tema das nossas conversas”, ressaltou o prefeito empossado.
Natural de Sapucaia do Sul (RS), o prefeito Vaguinho Espíndola é filho de Geraldina Constantino Espíndola e do mineiro David Antônio Rodrigues (in memoriam). Seus irmãos Jadna, Giovane, Sandro e Vladmir são parte essencial de sua vida, assim como os filhos Kaluá, Kalin, Francisco e Maria, e a esposa Gisele. É graduado em Marketing e Publicidade, Gestão Pública e Administração. Possui especialização em Gestão de Projetos e Administração Pública e Gerenciamento de Cidades.
Com uma trajetória de 20 anos na vida pública, iniciou como assessor na Câmara de Vereadores de Siderópolis e alcançou o cargo de secretário-geral do Governo de Criciúma. Foi secretário municipal da Fazenda, onde liderou a primeira operação de crédito internacional do município, o Fonplata, um marco na história do desenvolvimento econômico, social e sustentável da cidade. Investimentos que trouxeram mudanças para Criciúma, como Binário da Avenida Santos Dumont, gerando mais fluidez ao trânsito no bairro São Luiz, e o Canal Auxiliar, para prevenir alagamentos.
Atuou ativamente na implementação de iniciativas como a Casa do Empreendedor, a Escola de Governo com capacitação orientada para os servidores municipais, o Programa de Qualidade de Vida e Saúde Ocupacional no Paço Municipal e o Modelo de Excelência em Gestão. Sua trajetória na gestão pública é marcada pelo planejamento estratégico, cultura organizacional e conexão com o ambiente interno e o servidor.
O vice-prefeito Salésio Lima é natural de Criciúma, residente do bairro Santa Luzia há mais de 20 anos. Filho de Hilário João Lima e Ana Mafioletti Lima (in memoriam), é casado com Rosane Custódio Lima, pai de três filhos, avô de dois netos e bisavô. É formado em Teologia Bíblica e atua como líder comunitário há mais de 30 anos. Se aposentou após mais de 40 anos como servidor de carreira do Estado de Santa Catarina.
“Serei eternamente grato pelos valores que recebi da minha família, que me ensinou que a honestidade, o comprometimento, o trabalho, a lealdade e a gratidão precisam fazer parte do homem público. Esses valores serão o lema de trabalho do nosso governo, junto com toda a equipe vamos lutar por uma cidade cada vez melhor para todos os criciumenses. Junto com o prefeito Vaguinho, vamos honrar a história de Criciúma”, afirmou o vice-prefeito.
Na política, Lima foi vereador por três mandatos na Câmara Municipal de Criciúma, onde também exerceu a função de presidente. Durante sua gestão, deu continuidade ao projeto e criou a comissão para a construção da nova sede do Poder Legislativo Municipal. Foi prefeito interino e atuou como proponente de leis no âmbito da fiscalização.
Entre suas contribuições no Legislativo, destaca-se o projeto de Lei n° 23/2020, que originou a Lei n° 7.736/2020, determinando a criação de uma plataforma digital para acompanhamento das obras públicas municipais, com cronograma físico e financeiro disponível no Portal da Transparência. É autor da Lei n° 6.932, que exige a inclusão do símbolo do autismo nas placas de atendimento prioritário de estabelecimentos públicos e privados.
foto>Vaguinho e Clésio Salvaro – divulgação