O prefeito eleito de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira (PL) anunciou, na manhã desta sexta-feira (6), no auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI), mais nove nomes para o seu governo, que inicia em 1º de janeiro de 2025. Ao todo, 17 nomes já foram anunciados. Ainda restam dois nomes a serem divulgados para compor as pastas estratégicas da Prefeitura de Rio do Sul. Nos próximos dias serão conhecidos os titulares da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o diretor do Procon e o comandante da Guarda Municipal.
O deputado estadual Oscar Gutz (PL) e o deputado licenciado Jerry Comper (MDB), atual secretário de Estado da Infraestrutura, prestigiaram o anúncio dos novos nomes. Ambos têm base eleitoral na região do Alto Vale do Itajaí.
Veja abaixo os nomes anunciados:
Adriano no Departamento de Meio Ambiente
Adriano Pereira Martins assume o cargo de diretor do Departamento de Meio Ambiente.
Graduado em Engenharia Química pela FURB, Adriano possui duas pós-graduações: uma em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes e outra em Desenvolvimento Regional Sustentável pela UNIDAVI. Sua formação acadêmica é complementada por diversos cursos voltados para a administração pública e a gestão ambiental, incluindo capacitações em licenciamentos ambientais, fiscalização ambiental, identificação botânica, conciliação e mediação de conflitos.
Adriano ingressou no serviço público de Rio do Sul em 2005, e desde 2019, ocupava o cargo de diretor do Departamento de Meio Ambiente, função que desempenhou até abril de 2024. Durante esse período, ele se destacou pela sua habilidade em intermediar conflitos e buscar soluções conciliatórias, minimizando os impactos negativos dos embargos ambientais para as empresas e para a comunidade. Sua experiência no setor privado, com licenciamentos ambientais, o ajudou a entender as necessidades do setor empresarial e a buscar soluções mais rápidas e eficazes para os desafios da área ambiental.
Alexandre na Fazenda
Alexandre Matos Pereira será o novo secretário da Fazenda do município. O profissional, que traz sua experiência na área de contabilidade e gestão pública.
É mestre em Ciências Contábeis pela FURB e possui trajetória acadêmica e profissional. Ele é especialista em Contabilidade Financeira e Auditoria pela mesma instituição e tem graduação em Ciências Contábeis pela UNIDAVI. Além disso, Pereira tem experiência como professor universitário, tendo ministrado diversas disciplinas em cursos de Ciências Contábeis, Administração e Economia, principalmente na UNIDAVI, onde mantém vínculo como docente desde 2003.
Alexandre já atuou como secretário municipal de Administração e Fazenda da Prefeitura de Rio do Sul, de 2017 a 2023, e tem experiência também como perito contábil e consultor de empresas.
Cléber na Fundação Cultural
Cléber Roberto Paul é o futuro superintendente da Fundação Cultural de Rio do Sul. É um profissional multifacetado, com uma sólida carreira no jornalismo, na comunicação e no empreendedorismo, além de experiência em gestão e envolvimento com a comunidade.
Formado em Comunicação Social – Jornalismo pela UNIDAVI, Cléber iniciou sua carreira no setor de comunicação como estagiário na Fundação Osny José Gonçalves (RBA TV), onde atuou por quase uma década, desde 2001 até 2010. Durante esse período, ele ocupou diversos cargos, passando de cinegrafista e editor a apresentador e, por fim, editor chefe do programa Tribuna do Alto Vale. Este programa, que permaneceu no ar por cinco anos, focava no desenvolvimento regional, educação, cultura e campanhas sociais. Ele também foi responsável pela coordenação de campanhas sociais, como o Natal Solidário, que arrecadou e distribuiu milhares de cestas básicas para famílias de baixa renda.
Em 2011, Cléber fundou a Conecte Mídia Ltda, uma empresa especializada em assessoria de comunicação e marketing. Sob sua direção, a empresa prestou serviços para diversas prefeituras e entidades do Alto Vale de Itajaí até 2018.
Atualmente, Cléber é secretário parlamentar na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, cargo que ocupa desde 2023. Ele atua no gabinete do deputado licenciado Jerry Comper.
Cléber também possui especializações, como a pós-graduação em Multimídia pela UNISESUSC e a formação internacional em Coaching Integral Sistêmico pela Febracis, prevista para ser concluída em 2024. Ele também realizou o curso Empretec, promovido pelo Sebrae, que focou no desenvolvimento do comportamento empreendedor.
Duda na FMD
Eduardo Roberto de Sousa Freitas, mais conhecido como Duda, será o superintendente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul.
Graduado em Bacharel e Licenciatura em Educação Física pela Uniasselvi, Duda também possui pós-graduação em Treinamento Desportivo, o que o qualifica para assumir a liderança da FMD. Ao longo de sua trajetória, acumulou experiência prática como atleta profissional de futsal, com passagens por renomados clubes como Rio do Sul, Indaial, Floripa, Jaraguá, Joinville Krona, e AD Hering Blumenau. Além disso, é sócio-proprietário de uma arena esportiva e professor de futebol.
Atualmente, Duda é vereador de Rio do Sul, cargo no qual foi reeleito para o mandato 2025/2029 com uma votação de 1.828 votos, sendo o segundo vereador mais votado na última eleição e o único reeleito que obteve mais votos do que na primeira eleição. Presidiu a Câmara em 2023, além de atuar como prefeito interino.
Entre suas realizações estão o retorno do Rio do Sul Futsal, que conquistou o título dos Jogos Abertos na fase regional em 2021 e a 1ª Divisão do Campeonato Catarinense em 2022, além da revitalização do Torneio de Verão. Duda também é responsável por projetos sociais, como o Futsal Solidário — um jogo beneficente que arrecada alimentos e brinquedos para crianças de famílias de baixa renda — e o projeto Fazendo o Bem, que apoia o esporte amador e famílias em situação de vulnerabilidade.
Nandu na Infraestrutura
Fernando César Souza será o novo secretário de Infraestrutura de Rio do Sul. Nandu tem 38 anos e quase duas décadas de experiência na administração pública municipal e estadual, em diferentes cargos administrativos e políticos.
Formado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela UNIDAVI, Nandu iniciou sua carreira pública na Prefeitura de Rio do Sul, onde passou por diversas funções, incluindo Chefe de Divisão, Diretor de Desenvolvimento Econômico e Diretor do Gabinete do Povo.
Em sua trajetória no Governo de Santa Catarina, Nandu foi Gerente Territorial e Urbano na Secretaria de Estado da Defesa Civil, além de Gerente de Operações de Transporte Intermunicipal de Passageiros na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade. Mais recentemente, ocupou o cargo de Chefe de Gabinete do secretário Jerry Comper na mesma secretaria.
Além da carreira administrativa, Fernando César Souza também teve uma passagem pela Câmara Municipal, onde exerceu o cargo de vereador entre 2017 e 2020, e foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa.
Laiana na Administração
Laiana da Silva Ossemer será mantida na Secretaria de Administração. Ela é mestre em Administração, pela FURB. Além disso, possui especialização em Gestão da Governança, Riscos e Compliance, e graduação em Administração Pública e Administração, pela UNIASSELVI. Sua formação acadêmica é complementada por diversos cursos de capacitação na área de gestão pública e administração de recursos humanos.
Laiana é presidente da Comissão de Política e Remuneração de Pessoal dos Servidores Públicos do município desde 2011 e foi vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto de Previdência Rio do Sul (PREV) na gestão 2021-2023. Além disso, desde 2017, integra o Conselho de Desenvolvimento de Cidades.
Sua experiência também inclui a atuação como professora e tutora no Centro Universitário Avantis, na área de Administração e Gestão de Pessoas. Laiana é responsável pela Direção do Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura de Rio do Sul desde 2015.
Zucco na Diretoria de Planejamento
Luís Antônio Zucco assume o cargo de Diretor de Planejamento. Com mais de 30 anos de experiência nas áreas de tecnologia da informação, arquitetura e urbanismo, Zucco tem se destacado ao longo da sua carreira por sua atuação em projetos que unem a tecnologia à gestão urbana e à melhoria de infraestruturas.
Atualmente, ele empreende com a startup Obra.ai, plataforma que facilita a prospecção de negócios na construção civil por meio de dados e inteligência artificial. A plataforma ajuda empresas a encontrar informações detalhadas sobre projetos de construção, reforma e urbanização, tornando os processos mais eficientes e conectando clientes aos seus fornecedores ideais.
Antes de iniciar sua trajetória empreendedora, Zucco foi responsável por projetos inovadores, como o Urbanplan, uma solução que integrava Arquitetura, Urbanismo e Tecnologia da Informação. O projeto utilizava Big Data para cruzar dados do IBGE, mapas digitais da prefeitura e o plano diretor municipal, gerando relatórios estratégicos que ajudavam na tomada de decisões para novos empreendimentos urbanos.
Sua experiência também inclui passagens por empresas como Stahl, onde atuou como Gerente de TI e foi transferido para a matriz na Holanda e, posteriormente, para os Estados Unidos. Além disso, Zucco tem uma formação acadêmica robusta, com graduação em Arquitetura e Urbanismo pela PUCRS, um MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela USP, e um mestrado em Governança de TI, também pela PUCRS.
Com sua trajetória de sucesso, que também inclui passagens pela Secretaria de Saúde de Porto Alegre, onde contribuiu para a informatização da rede pública de saúde, e experiência em diversas áreas da gestão pública e privada.
Marcos na Defesa Civil
Marcos Renato Holler foi anunciado como o novo diretor da Defesa Civil de Rio do Sul. Com uma vasta experiência em segurança pública e um histórico de atuação no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), Holler assume o cargo com a missão de fortalecer as ações de prevenção e resposta a emergências no município.
Holler foi Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar e atuou na gestão da Seção de Atividades Técnicas e na coordenação de projetos preventivos contra incêndios, além da liderança em operações de resgate e defesa civil em situações de desastres naturais.
A trajetória do novo diretor inclui uma série de prêmios e reconhecimentos, como a Medalha Comemorativa dos 50 anos do CBMSC em Rio do Sul (2023) e elogios por sua atuação durante as cheias de 2015 e em outras emergências na região do Alto Vale. Sua formação acadêmica, inclui graduação em Administração e especialização em Engenharia de Produção.
Com um currículo repleto de cursos de aperfeiçoamento, incluindo temas como Gerenciamento de Riscos, Resgate Veicular e Defesa Civil, Holler traz um olhar técnico e estratégico para a nova função.
Talita como Chefe de Gabinete
Talita Yoná Macário ocupará o cargo de Chefe de Gabinete do prefeito eleito Manoel Arisoli Pereira. Na nova função ela terá como objetivo, fortalecer a interação entre a administração municipal e a população, além de coordenar as atividades do gabinete executivo.
Talita é jornalista formada pela UNIDAVI. Sua carreira se destaca pela atuação na área da comunicação, tendo trabalhado como repórter e produtora de televisão na RBA TV, onde esteve envolvida em diversas atividades, como pautas para programação ao vivo, entrevistas e pré-edição de vídeo. Durante seu período na emissora, Talita também foi responsável por gravar matérias, realizar decupagens e atualizar o conteúdo nas redes sociais.
Além de sua experiência no campo jornalístico, Talita teve passagem na assessoria de imprensa, atuando no gabinete da vice-governadora do Estado de Santa Catarina, entre 2021 e 2022. Nessa função, ela se encarregou de gerenciar o relacionamento com a imprensa, acompanhar agendas e entrevistas, além de produzir conteúdo fotográfico, audiovisual e administrar as redes sociais.
Em sua nova função, ela será responsável por organizar e coordenar as atividades diárias do gabinete, além de reforçar o diálogo entre o prefeito e os cidadãos de Rio do Sul.
Confira outros nomes divulgados anteriormente:
Governo: Marcos Norberto Zanis
Procuradora-Geral do Município: Danusa Peters Ferrari Macedo
Saúde: Cláudio Azevedo da Silva
Diretor executivo de Comunicação: Rodrigo Horst
Obras: Nelo Slomp
Educação: Viviane Knihs Brandt
Agricultura: João Batista Müller
Assistência Social: Maria Helena Zimmermann (Kika)