Acompanhados da reitora da Furb, Marcia Sardá, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, estiveram na tarde desta terça-feira, dia 28, em audiência com o Ministro da Educação, Camilo Santana. A audiência teve como tema um pedido de prorrogação dos estudos pró federalização atendido pela atual equipe de Brasília.
Em agosto de 2022, durante visita do então Ministro da Educação Victor Godoy à Blumenau, o Ministério da Educação e Universidade assinaram um termo de compromisso para estudar e entender os impactos da federalização. Atualmente, a Furb atende mais de seis mil estudantes e tem no quadro funcional 460 técnicos administrativos e mais de 600 professores. Com a federalização, amplia-se o número de vagas públicas e gratuitas na região, trazendo um incremento de receita anual estimado em mais de 400 milhões de reais ao Vale do Itajaí.
Hildebrandt, que é graduado pela Furb em Administração e também Serviço Social fala com bastante alegria sobre a reunião. “Foi um encontro bastante produtivo. Fomos muito bem recebidos pela equipe do Ministério da Educação, que ouviu nossa demanda com bastante atenção e acenou positivamente para nosso pedido. O objetivo da prorrogação do termo é que a equipe do Ministério da Educação entenda as necessidades e também a importância da concretização do processo de federalização para o ensino superior de Santa Catarina. Mais um passo importante para esse projeto aguardado há mais de 30 anos por todo o Vale Europeu”, destaca o prefeito.
foto>divulgação