O prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, nomeou no mês de outubro a nova secretária de Esportes e Lazer, Gilmara Bastos, a 12ª mulher a ocupar cargo de primeiro escalão no Executivo josefense, o que representa mais de 50% do número de secretários municipais e superintendentes que atuam no Município. No total, entre secretarias municipais e setores com status de secretaria, são 22 compondo o escopo de trabalho da Prefeitura de São José.
Orvino vai contra a corrente do País, que, infelizmente, ainda não valoriza o público feminino quando o assunto é cargo de liderança, seja na esfera pública ou privada. As mulheres ocupam 38% dos cargos de liderança no Brasil, de acordo com uma pesquisa realizada pela Grant Thornton e divulgada em 2020. Em 2019, era de 25%.
A participação de mulheres em cargos de alta liderança na administração pública federal aumentou de 29%, em dezembro de 2022, para 34%, em abril de 2023, o que representa crescimento de 17%, em quatro meses, de acordo com o Observatório de Pessoal do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
Essa participação feminina na gestão da Prefeitura de São José é enaltecida pelo prefeito Orvino. Ele costuma exigir entrega de resultados do time de secretariado municipal e na avaliação dele, são as mulheres quem mais conseguem “acelerar” atualmente nas mais diversas áreas de atuação do Executivo.
Veja quem são as “Mulheres do prefeito de São José”:
Alini da Silva Castro, procuradora adjunta;
Suzana Bousfield, secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação;
Adriana de Souza, secretária de Administração;
Sinara Simioni, secretária da Saúde;
Fabrícia Martins, adjunta da Saúde;
Alini da Silva Castro, secretária de Transparência;
Andréa Grando, secretária de Segurança, defesa Civil e Trânsito;
Ane Warmling, comandante da Guarda Municipal de São José;
Rita de Cassia Faversani, secretária de Assistência Social;
Vera Pinheiro, adjunta da Assistência Social;
Maria Helena Krüger, superintendente da Fundação Educacional Municipal;
Ellen Prim Campos, secretária adjunta da Fundação Educacional de São José;
Rose Bartucheski, secretária da Educação;
Cláudia Regina Macário, adjunta da Educação;
Clarice Fátima da Costa, diretora geral do Procon.