Na segunda noite da 24ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, prefeitos catarinenses participaram da reunião do Fórum Parlamentar Catarinense, promovida pela Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM). Estiveram presentes no encontro os Deputados Federais Rafael Pezenti (MDB), Jorge Goetten (PL), Caroline De Toni (PL), Zé Trovão (PL), Ismael dos Santos (PSD), Valdir Cobalchini (MDB) e Daniela Reinehr (PL), bem como, o Senador Esperidião Amin (PP). Os gestores municipais tiveram a oportunidade de expor suas principais angústias e necessidades aos representantes de Santa Catarina em Brasília, pedindo o compromisso e o apoio dos parlamentares catarinenses à pauta municipalista.
A presidente da FECAM, Milena Lopes, aproveitou a oportunidade para relatar a conversa que teve com o governador Jorginho Mello na última semana. Entre os temas debatidos no encontro estiveram a reforma tributária, pacto federativo, pisos salariais (Magistério e Enfermagem), Censo Demográfico, Fundo de Participação dos Municípios, PL 196/2020, PL 1453/2019, extinção da Funasa, ICMS/ISS e transferências especiais.
Ao final, a FECAM comprometeu-se em encaminhar, após o encerramento da Marcha de Prefeitos, um documento com a síntese das principais pretensões do municipalismo a serem produzidas a partir dos debates que seguem ao longo do dia de hoje e dos encaminhamentos a serem fixados na Assembleia Geral da CNM.
foto>Da E para a D, os deputados federais Ismael dos santos e Daniela Reinehr e a presidente da Fecam, Milena Lopes.