Notícias Últimas

Prefeitura assina ordens de serviço para 17 obras em vários bairros

Os contratos vão garantir a execução de trabalhos de pavimentação, mas a relação também contempla projetos nas áreas de educação e saúde.

Na manhã desta sexta-feira (19), o prefeito Camilo Martins assinou as ordens de serviço para 17 obras, em diversos bairros de Palhoça, contemplando melhorias na infraestrutura, principalmente pavimentação e drenagem, mas também nas áreas de educação e saúde. A execução das obras deverá ter início nos próximos 15 dias. O ato de assinatura das novas ordens de serviço ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), às 10h30, na sala de reuniões da Prefeitura, no Centro Administrativo, no Bairro Pagani.

A relação inclui 15 obras de pavimentação (asfalto ou lajotas do tipo paver), com complementação de serviços de drenagem, sinalização, calçadas padronizadas, cada caso variando conforme as exigências técnicas. Mas, do pacote, constam, também, obras nas áreas de saúde (como a construção da Unidade Básica de Saúde – UBS, do bairro Guarda do Cubatão); e, na educação, a ampliação da Escola Antonieta Silveira de Souza, no mesmo bairro.

Dentre as obras viárias, destaque para a implantação de um acesso à marginal da BR-101, na Praça das Bandeiras, no Centro. Esse projeto da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento – apresentado à Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) e à concessionária Arteris Autopista, em setembro de 2018 – é considerado de extrema importância para a melhoria da mobilidade na paralela da BR-101 e área urbana de Palhoça. Para reforçar o pleito do município, o prefeito Camilo Martins esteve em Brasília, em 18 de setembro daquele ano, quando se reuniu com diretores da ANTT.

Essas obras são iniciativas dos setores de planejamento da Prefeitura de Palhoça, e algumas delas significam respostas da administração municipal a antigas reivindicações comunitárias.

Segundo o prefeito, Camilo Martins, a assinatura das ordens de serviço tem o objetivo de facilitar ao público o acesso às realizações da administração municipal. Explicou que as assinaturas aconteceram em ato único, com poucas pessoas participando, devido às regras impostas pelos setores de saúde, como precaução devido aos efeitos da pandemia do coronavírus. “Em outras ocasiões, nossa equipe de trabalho, diretamente envolvida com a realização de obras, visitava as comunidades, para entregar as ordens de serviço. Era uma excelente oportunidade para falar da obra, prestar contas das realizações e, inclusive, ouvir outros pleitos dos moradores. Mas, agora, com as regras de restrições impostas pelas autoridades da Saúde, precisamos evitar essas visitas comunitárias, onde seria mais difícil controlar o número de pessoas envolvidas”, explicou o prefeito.

Camilo Martins ressaltou que o pacote de obras tem recursos assegurados – R$ 37 milhões – o que, numa linguagem administrativa significa dizer que é “dinheiro carimbado”, com destino específico, portanto, sem prejuízo à área da saúde, que é prioridade no momento, devido à crise provocada pela Covid-19.

À cerimônia de assinatura das ordens de serviço, compareceram a secretária de Infraestrutura e Saneamento, Kristy Fabre, o vice-prefeito Amaro Júnior, cinco vereadores, poucos servidores diretamente envolvidos no evento e meia dúzia de lideranças comunitárias.

Na próxima semana, a Prefeitura de Palhoça deve realizar outra reunião, para assinar ordens de serviço para mais 15 obras, “para melhorar a qualidade de vida de cada cidadão, com o objetivo de deixar a cidade bem melhor”, afirmou o prefeito Camilo.

Relação de obras
– Pavimentação da Rua Ingo Hoffman – Praia de Fora;
– Pavimentação asfáltica da Rua Jacob Vilain – Guarda do Cubatão;
– Pavimentação da Rua Maria José da Conceição – Pachecos;
– Pavimentação da Rua Roque Duarte da Silva – Alto Aririú;
– Pavimentação asfáltica e implantação de calçada, no Centro, da rótula do loteamento Nova Palhoça até a Praça XV de Novembro;
– Pavimentação asfáltica da Rua Raulina Angélica Weingartner, ligação com a marginal da BR-101;
– Pavimentação da Rua Maracanã, Ponte do Imaruim;
– Implantação de calçadão na Praia do Marivone – Praia de Fora
– Implantação de acesso à marginal da BR-101, na Praça das Bandeiras (Centro);
– Pavimentação da Rua Atalíbio Ramos – Passa Vinte
– Construção de nova via de ligação, da Avenida Elza Luchi à Rua 31 de Março – bairro Ponte do Imaruim;
– Pavimentação asfáltica das Rua Arcendino dos Santos – “Loteamento do Dalton”, bairro São Sebastião;
– Pavimentação asfáltica das Rua Fernanda de Souza – “Loteamento do Dalton”, bairro São Sebastião;
– Execução do Passeio da Rua José Cosme Pamplona – Bela Vista;
– Execução de praça de lazer, na Rua Videira, atrás do Posto de Saúde do bairro Vila Nova / Barra do Aririú.

Sair da versão mobile