Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura de Balneário Camboriú tem garantia do INSS de que Posto de Saúde Central permanecerá na Rua 1.500

O presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, garantiu nesta quarta-feira (12) à prefeita Juliana Pavan que o Posto de Saúde Central não sairá da Rua 1.500. As tratativas ocorreram em uma reunião na sede do órgão federal, em Brasília. O encontro foi intermediado pelo deputado federal Carlos Chiodini.
O impasse com o Posto de Saúde Central se estende desde 2015, quando o INSS entrou na Justiça para reaver a posse do terreno na Rua 1.500. A área foi entregue pelo município em 1987, para saldar uma dívida. Posteriormente, foi construído no local o Posto de Saúde municipal, que atende mais de 600 pessoas por dia.

fotos>divulgação

Em 2022, a ação movida pelo INSS transitou em julgado, com decisão desfavorável ao município. Em dezembro de 2024, a Justiça deu prazo de 60 dias para o cumprimento da sentença, o que significa que o posto estava prestes a ser “despejado”.
Ao receber as informações da prefeita Juliana Pavan, o presidente do INSS disse que o órgão vai estender as tratativas com o município para que o Posto de Saúde Central permaneça no mesmo local, prestando um serviço essencial à população de Balneário Camboriú.
– Não é interesse da gestão do INSS despejar um posto de saúde – afirmou Stefanutto.
A prefeita entregou um ofício à presidência do órgão, que agora dará encaminhamento ao pedido. A Procuradoria do INSS atuará em conjunto com a Procuradoria do Município de Balneário Camboriú a partir de agora, sinalizando a intenção de chegar a um acordo.
Entre as hipóteses para uma solução estão a possibilidade de compartilhamento do local, ou uma permuta de áreas.
Também participaram da reunião o Superintendente do INSS para a região Sul, Alberto Alegre, e o procurador do órgão federal, Virgílio de Oliveira Filho.

A agenda foi intermedidada pelo deputado federal Carlos Chiodini (D) na foto de capa.

 

Posts relacionados

Prefeito de Joinville assume presidência da Associação dos Consórcios de Saúde de Santa Catarina

Redação

Prefeitos de Florianópolis e de Joinville lideram movimento pela revisão da legislação sobre a população em situação de rua

Redação

Lula tira o corpo fora e culpa prefeitos por educação ruim

Redação