Blog do Prisco
Notícias Últimas

Prefeitura de Palhoça implanta sistema de geoprocessamento no município

Objetivo é informatizar o sistema da administração municipal e criar fontes de pesquisa e apoio para o planejamento da cidade

Com o objetivo de informatizar o sistema da administração municipal e criar fontes de pesquisa e apoio ao setor de planejamento, a Prefeitura de Palhoça implantou o sistema de geoprocessamento no município.

O recadastramento integra o projeto de mapeamento do município e visa atualizar os imóveis existentes no perímetro urbano e cadastrar os novos. Esse projeto tem a finalidade de recolher dados que permitam à prefeitura administrar e planejar mais adequadamente o desenvolvimento municipal.

Com a atualização, será possível uma melhor leitura e planejamento da cidade de forma integrada, assim como uma melhor aplicação dos investimentos públicos, por parte da gestão, pavimentação, iluminação pública, coleta urbana, transporte coletivo e outros serviços.

O georreferenciamento da cidade irá iniciar pela Praia do Pontal e, na sequência, serão realizadas visitas nas Praias da Pinheira, Guarda do Embaú, Praia do Sonho e Praia de Fora. Os trabalhos estão sendo realizados por profissionais da empresa Geomais Geotecnologia, devidamente identificados com coletes e crachás. Para a eficácia do trabalho, a Prefeitura de Palhoça solicita à população que facilite o acesso dos funcionários aos seus lotes.

 

O que é necessário informar ao cadastrador?

01)Dados do proprietário (nome, número de documentos, CPF, RG, documentos relacionados a propriedade como escrituras, contratos de compra e venda, plantas ou carnês do IPTU serão importantes para sanar dúvidas);

02)Características do imóvel (terreno, construções e caracterização das atividades que, por ventura, estejam sendo exercidas no imóvel);

03)Autorização para que seja realizada a medicação da área construída (parte externa da construção) e que possam ser tiradas fotos da fachada da edificação.

 

Crédito da imagem: Mauro Goulart