Projeto oferece cinco meses de pré-incubação gratuita para empreendedores de toda a região
Com o objetivo de estimular o ecossistema de inovação e fomentar projetos que contribuam com soluções na área de cidades inteligentes, a Prefeitura e a pré-incubadora Cocreation Lab estão com inscrições abertas em São José. Empreendedores interessados em colocar as ideias no papel podem se inscrever entre os dias 4 de maio e 6 de junho pelo site – http://bit.ly/cocreationlab_saojose2021
A pré-incubadora está presente na cidade por meio de uma parceria entre o município, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, do USJ – Centro Universitário de São José e o Sebrae Santa Catarina. O início das atividades, que serão em sua maioria virtual, por conta da pandemia, está previsto para o dia 24 de junho e serão selecionados até 15 projetos. Durante os 5 meses de programa, os participantes ganharão suporte para transformarem suas ideias em negócios, por meio de consultorias, mentorias e assessorias, tudo gratuito. Na sequência, os projetos estarão prontos para serem incubados ou receberem investimento.
“Investir em inovação é fundamental para que possamos garantir o futuro do emprego e da renda as próximas gerações josefenses”, ressalta Orvino Coelho de Ávila, prefeito de São José.
“São José é uma cidade com forte potencial de inovação. Estamos contentes em abrir mais uma turma e receber futuros empreendedores que irão contribuir com projetos e ideias criativas para a região”, comenta o professor da UFSC Luiz Salomão Ribas Gomez, criador da pré-incubadora Cocreation Lab, considerada o maior programa de pré-incubação do país.
O secretário municipal de desenvolvimento econômico, Marcelo Fett, destaca que essa é mais uma iniciativa das ações previstas no programa de recuperação econômica Avança São José, lançado em fevereiro, que está sendo iniciada. “Esse é um dos projetos que planejamos a pedido do prefeito Orvino que tem como objetivo não só contribuir para a melhoria do ambiente de negócios da cidade, mas também desenvolver a economia municipal, principalmente na perspectiva de mudança do eixo econômico local, com ações que agreguem valor e gere novas oportunidades para os empreendedores que aqui trabalham”, enfatiza.
“O Sebrae/SC trabalha fazendo alianças com parceiros estratégicos em prol de um objetivo único: fomentar o empreendedorismo em Santa Catarina. Essa parceria com o Cocreation Lab vai ao encontro disso, já que unimos forças para auxiliar os empreendedores da Grande Florianópolis a tirarem suas ideias do papel e a abrirem suas empresas. O empreendedorismo é um aliado da população, principalmente em momento de crise como esse que vivemos. Ser parceiro de iniciativas como essa do Cocreation Lab São José nos enche de orgulho”, Wanderley Andrade, Gerente Regional Grande Florianópolis do Sebrae/SC.
O Cocreation Lab São José tem foco em pessoas residentes em São José e projetos com soluções na área de cidades inteligentes, que terão pontuação extra, mas podem se inscrever pessoas de outras cidades e com projetos em outras áreas.
Cocreation Lab ultrapassou fronteira de SC em 2021
A primeira unidade da pré-incubadora foi aberta em Florianópolis em 2016. Desde então, o Cocreation Lab chegou a 20 cidades do Estado, em parceria com prefeituras, Fapesc, Sebrae, ACI – Associação Catarinense de Imprensa, instituições sociais e universidades. Em 2021, vai ampliar a atuação em Santa Catarina, com abertura de novas unidades e novos editais nas cidades já contempladas pelo projeto.
Em janeiro, o programa anunciou que novas unidades de seu ecossistema de inovação seriam criadas no Distrito Federal e Entorno para ajudar futuras startups da região a desenvolverem e colocarem todas suas ideias no papel. A realização das novas unidades vem de uma parceria com a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), com apoio da Universidade de Brasília – através do Parque Científico e Tecnológico PCTEC/UnB e do CDT (NIT DA UnB) – e do Instituto Federal de Brasília. O programa será sediado em quatro espaços de cocriação nessas instituições de ensino e as inscrições já estão abertas.