O movimento a favor da imunização vai até o dia 28 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo
O município de São José lançou oficialmente a Campanha Nacional de Multivacinação em Santa Catarina, neste sábado (14). A solenidade foi realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro Histórico (Sede), com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, além de uma programação cultural e a participação do Zé Gotinha. As crianças que compareceram e atualizaram a caderneta, ganharam doces e brinquedos, como incentivo.
O movimento a favor da imunização vai até o dia 28 de outubro e mobiliza diversos esforços para atualizar a caderneta vacinal do público-alvo, menores de 15 anos. A iniciativa é uma oportunidade valiosa para proteger a saúde individual e coletiva. A aplicação das vacinas será feita em todas as 25 UBS. O dia D está programado para 21 de outubro (sábado), das 8h às 17h, quando será intensificada a mobilização, com todas as unidades abertas para atendimentos.
Em sua fala, o prefeito Orvino Coelho de Ávila salientou o orgulho que tem pela equipe de Saúde de São José. “Eu sei o que vocês já fizeram e o quanto se empenham. Conto com vocês, a cidade conta com vocês. Se cada um fizer a sua parte, com certeza nós vamos ter grandes resultados. E que a gente tenha, ao final desse mês um grande resultado para comemorar, porque quem ganha com isso é a sociedade, são as nossas crianças que vão ser os cidadãos e os responsáveis pelo trabalho do amanhã”.
O objetivo da Campanha é mobilizar as pessoas para que retomem e coloquem em dia o calendário vacinal das crianças. “Nos últimos anos nós tivemos coberturas parciais baixas, principalmente em vacinações como a de sarampo e da pólio, que são doenças erradicadas no Brasil, então o nosso objetivo é intensificar principalmente essas duas coberturas, alcançando a meta preconizada pelo Ministério de Saúde, que é ter acima de 90% das crianças vacinadas”, afirmou a secretária de Estado da Saúde, Carmem Zanotto.
A secretária municipal de Saúde, Sinara Simioni, enalteceu a importância da equipe de saúde qualificada, que trabalha com afinco e falou da preocupação dos números vacinação. Citou que no Município, o índice de vacinação de uma UBS, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, tem mais de 90% e segundo os dados oficiais do Ministério da Saúde está em 54%, então algo não está correto. “Temos que trabalhar os dados, por isso é importante essa Campanha. Santa Catarina com bons índices de vacinação, é bom para todos”.
“Hoje estamos bem felizes, porque estamos tendo a oportunidade de atualizar as vacinas do Victor, deixar a cadeia dele de vacinação em dia, para a sua proteção, estar sempre com a saúde ok e poder brincar bastante e se divertir”, disse a Ariane Régis, mãe do Vitor Régis, de 4 anos, que tomou quatro vacinas que precisava colocar em dia.
Natali Gonzaga, de 9 anos, foi a primeira criança a ser vacinada oficialmente, no lançamento da Campanha. Ao lado do Zé Gotinha e das autoridades, Natali expressou estar feliz. “Eu sei como a vacina é importante para me manter protegida. Tenho um pouco de medo, mas nem doeu, foi apenas um susto. A moça que aplicou a vacina foi muito querida comigo e agora eu sei que estou forte”.
SOBRE A VACINAÇÃO
A administração municipal relembra a população acerca da importância da prevenção de doenças por meio da imunização. O público alvo no Município totaliza, em média, 44.918 pessoas (zero a 14 anos), cuja meta de cobertura vacinal para cada imunizante, é a de 90% ou mais. Durante a mobilização, serão disponibilizadas todas as vacinas ofertadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com foco na atualização do esquema vacinal de crianças e adolescentes na faixa etária entre zero e 14 anos, 11 meses e 29 dias, garantindo a proteção contra diversas doenças.
Todas as 25 UBS (Unidade Básica de Saúde) do Município têm as vacinas disponíveis e ficam abertas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Exceto as unidades de Forquilhinha, Serraria e Bela Vista, que mantém a vacinação até às 18h e a Policlínica de Campinas, que mantém a vacinação até às 21h.
Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa ir a UBS mais próxima de sua residência, acompanhado dos pais ou responsáveis, portando um documento de identificação e a Carteira de Vacinação. As equipes de saúde checam a caderneta e aplicam somente os imunizantes ainda não aplicados, de acordo com a idade e o número de doses recomendadas para cada faixa etária.
“Nosso pedido é para que todas os pais de crianças e adolescentes nesta faixa etária se certifiquem da situação vacinal, mesmo acreditem estar com as cadernetas de seus filhos em dia, e que assim evitem a reinserção de doenças que são passíveis de proteção por meio dos imunobiológicos”, explica a diretora da Vigilância Epidemiológica, Katheri Zamprogna.
HORA DO BRINQUEDO
Na ocasião também foi lançada oficialmente a Campanha Hora do Brinquedo, que será promovida pela Prefeitura, pelo terceiro ano consecutivo. A iniciativa tem a proposta de arrecadar brinquedos novos ou em bom estado, que terão como destino as crianças de famílias com baixa renda, que serão presenteadas durante a semana de Natal em São José.
QR CODE
Prefeitura de São José também disponibiliza QR Code para declaração de situação vacinal ou link online para preenchimento do formulário voltado a emissão da declaração de atualização vacinal, documento necessário para apresentar no ato da matrícula.
Quem reside em São José e precisa emitir documento declaratório de situação vacinal, que é solicitado para a realização de matrículas e rematrículas na rede municipal de ensino, conta agora com uma ferramenta de acesso online para agilizar esse procedimento.
Por meio da Secretaria da Saúde foi disponibilizado um formulário online (via leitura de QR Code), no site da Prefeitura de São José para declaração de situação vacinal. A nova ferramenta tecnológica está disponível desde essa segunda-feira (2) no site da Prefeitura e em todas as unidades escolares (em cartazes disponíveis de forma física) e nas redes sociais oficiais da prefeitura.
Em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso online, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência que também estamos emitindo a declaração.
VACINAS DISPONÍVEIS
BCG (tuberculose)
Hepatite A (hepatite A)
Hepatite B (hepatite B)
Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, bactéria Haemophilus influenzae tipo b e a Hepatite B)
Pólio oral (poliomielite)
Pólio inativada(poliomielite)
Rotavírus (rotavírus)
Pneumo 10 valente (doença pneumocócica causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae)
Meningo C (meningite)
Febre amarela (febre amarela)
Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela)
Varicela (varicela)
dT (difteria e tétano)
dTpa (difteria, tétano e coqueluche)
Meningo ACWY (meningite)
HPV (papilomavírus humano)
Covid-19 (coronavírus)