Destaques

Prefeitura de São José recebe nota A na Capag

Os esforços do prefeito Orvino (PSD) e sua equipe para reorganizar as finanças municipais resultaram na avaliação positiva do Tesouro Nacional.

Desde o início do mandato em janeiro de 2021, o prefeito Orvino Coelho de Ávila e sua equipe têm organizado as finanças municipais para restaurar a confiança dos fornecedores, investidores, servidores e da população. Esses esforços recentemente renderam frutos, com o Tesouro Nacional atribuindo a São José a nota A na Capag (Capacidade de Pagamento), indicando uma saúde financeira sólida.

Essa avaliação positiva coloca o município em uma posição favorável para atrair investidores e buscar financiamentos que serão direcionados para melhorias na infraestrutura, desenvolvimento social e econômico, preservação do meio ambiente, saúde, educação, turismo, cultura, entre outros setores. Um exemplo concreto disso é o recente encontro com o FONPLATA (Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Plata), no mês passado, cujo objetivo foi garantir um investimento significativo para a construção da Beira-Mar de Barreiros, projeto fundamental do Plano de Governo do prefeito Orvino.

A satisfação do prefeito Orvino com a avaliação do Tesouro Nacional em relação às finanças municipais é evidente. Ele destaca o trabalho árduo realizado pela equipe econômica ao longo dos anos, resultando em um notável equilíbrio fiscal. “Isso significa que a Prefeitura de São José está cumprindo com suas obrigações mensais, possui capacidade de investimento e está reduzindo suas despesas de longo prazo”, comemora o prefeito.

Excelência financeira
A Capag é uma análise da capacidade de pagamento que verifica a situação fiscal dos Estados e Municípios que desejam contrair novos empréstimos com garantia da União, levando em consideração três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez. O objetivo da Capag é fornecer uma avaliação simples e transparente sobre se um novo endividamento representa um risco de crédito para o Tesouro Nacional.

Dentre os quatro municípios mais populosos de Santa Catarina, de acordo com o último censo brasileiro, São José, quarto colocado, se destaca ao receber a nota A na Capag, enquanto Joinville, Florianópolis e Blumenau, foram avaliados com nota B. Essa conquista coloca São José em uma posição de destaque no cenário financeiro do estado, demonstrando sua sólida saúde econômica.
Para avaliar as finanças do município, o Tesouro Nacional compara três índices. O primeiro é a dívida consolidada em relação à receita, e nesse caso, São José conseguiu se manter no azul. Além disso, a atual gestão melhorou os índices de poupança corrente, que indicam a capacidade de pagar as contas e fazer investimentos, e de liquidez, que representa as dívidas de curto prazo, mantendo a nota Capag em A

Sair da versão mobile