Após ataque a creche em Blumenau, objetivo é reduzir vulnerabilidade interna e externa
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Educação, vem trabalhando para ampliar a segurança nas escolas após o ataque a uma creche de Blumenau, que culminou com a morte de quatro de crianças na última quarta-feira (5). A secretária da Educação, Maria Helena Krüger, reforçou nesta quinta-feira (6) a necessidade de identificar a vulnerabilidade das estruturas internas e externas que impactam na segurança das escolas.
Entre as medidas, reforçou o anúncio feito pelo prefeito Orvino Coelho de Ávila, em implementar tecnologia para o acesso aos prédios escolares, investindo em sistemas de monitoramento, bem como mais investimentos nos serviços de segurança e de portaria. “É preciso revisitar o Plano de Segurança que tinha sua ênfase nas emergências como incêndios, alagamentos e furtos e promover treinamentos de condutas de segurança para comunidade escolar e das famílias”, observou.
A secretária destacou a preservação da imagem da escola como um espaço acolhedor, tranquilo , que apesar de todas as medidas de segurança. “A violência não é contra as escolas e sim contra a sociedade. Precisamos entender e ficar atentos que essa violência acontece em vários espaços, acontece em shoppings, dentro de coletivos, em praças, nos locais de trabalho e, infelizmente, acontecem em um espaço nunca imaginado, que é nas nossas escolas.”
De maneira a fazer frente à onda de violência, Maria Helena defendeu a capacitação dos profissionais com a auto segurança na comunidade escolar. “O treinamento é fundamental para atender as questões de segurança, nós temos nas unidades escolas um universo de crianças diversificadas, temos crianças com deficiências, com espectro autista, e tudo isso exige treinamento para lidar num momento de uma emergência. Tem que ser uma capacitação pensada em preservar a vida, o ser humano”, pontuou.