Manchete

Prefeitura e Junta Comercial celebram acordo para abertura de empresas

Cooperação técnica tem objetivo de incentivar a instalações de novas empresas no município

Desburocratizar processos e incentivar a vinda de mais empresas para São José são as metas na gestão do prefeito Orvino Coelho de Ávila.  Nessa perspectiva,  a Prefeitura de São José celebrou hoje  (14) o acordo de colaboração técnico nº 001/2022 para facilitar abertura de empresas no município com a Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc).

A novidade para o município vai permitir o acesso à base de dados da Jucesc para consulta sobre as informações técnicas de empresas de São José. “Temos ações e parcerias que têm dado bons resultados,  mostrando o interesse do município em desburocratizar o atendimento aos empresários”, pontua o prefeito Orvino Coelho de Ávila.

*Colaboração*

O acordo prevê a disponibilização do acesso para consulta aos dados cadastrais de contratos sociais e suas respectivas alterações, de empresas mercantis e de seus titulares, bem como dos demais documentos constantes no seu cadastro  e também os serviços do executivo fiscal do município. A meta é de ampliar a desburocratização do serviço público municipal.

“São José é muito importante para o Estado, e esse termo de cooperação técnica contribui para o desenvolvimento do empreendedorismo porque a gente trabalha com mais agilidade quando a gente tem um município tão grande, com tantas empresas, conseguimos fazer a abertura de empresa em até dois dias”,  observa a presidente da Jucesc, Renata da Silva.

*Dados *

O município vai utilizar as informações obtidas através do acordo de cooperação apenas no cumprimento das funções, ficando responsável pela impressão dos documentos e a sua respectiva autenticação, não mais solicitando à Jucesc o encaminhamento de pedidos de cópias dos dados. Ainda deverá cumprir as normas de sigilo com as informações obtidas da Jucesc, assim como divulgar e orientar todos os usuários quanto à execução do estabelecido no acordo.

Estiveram presentes no ato o secretário geral da Jucesc, Blasco Borges Barcellos e o gerente de Planejamento e Avaliação, Thiago Koepsel Rosa, além do secretário adjunto da Casa Civil, Junior Spies e a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rose Bartuckeski.

*Espaço do empreendedor*
A Jucesc será também parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação para o atendimento no Espaço do Empreendedor. O local terá ainda como parceiros a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de São José, Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Aemflo e CDL de São José.

A ideia é orientar empresários e facilitar a abertura de novos negócios, colaborando para desburocratização dos processos administrativos relacionados a abertura e outros detalhes.

Posts relacionados

Integração de sistemas reduz tempo para abertura de empresas em Blumenau

Redação

Comitiva do Ministério das Cidades visita Quantum Engenharia para tratar de emissão de Debêntures Incentivadas para PPPs de Cidades Inteligentes

Redação

2º Encontro de Colaboradores dos Sindicatos Rurais reforça o compromisso com o setor produtivo

Redação
Sair da versão mobile