A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Governo, está investindo nos serviços de modernização e revitalização da iluminação pública, com a substituição das antigas lâmpadas de vapor de mercúrio e sódio por outras, mais eficientes, econômicas e que apresentam melhor luminosidade. A instalação de novas lâmpadas de LED acontece no centro e nos bairros, aumentando a eficiência luminosa e promovendo uma maior segurança.
De acordo com o secretário de Governo, Luiz Fernando Verdine Salomon, o plano de modernização da iluminação pública de São José já atingiu o percentual de 55% de lâmpadas de LED instaladas em diferentes regiões do município, com um investimento aproximado, até o momento de R$ 15 milhões. O projeto, começou em junho de 2022 e visa substituir as lâmpadas para tecnologia LED, mais econômica e duradora, com investimento total aproximado de R$ 27 milhões.
“São José está investindo em lâmpadas LED na iluminação pública, está caminhando passo a passo para desabrochar com muita mais rapidez o ecossistema das Smart Cities, que é a porta de entrada para as cidades inteligentes. A forte tendência de crescimento das populações urbanas estão levando os municípios a investimentos em novas tecnologias de implementação, com impacto positivo ainda no curto prazo”, reforça Verdine.
Ele informa que ainda esse mês serão entregues mais dois bairros: Fazenda Santo Antônio e Praia Comprida, com 1.018 luminárias LED em 113 ruas, totalizando até o momento 9.300 luminárias LED e 1.166 ruas contempladas. “Nosso objetivo é manter esse ritmo para que, em breve, possamos oferecer aos josefeneses uma iluminação mais qualificada e mais econômica”, afirma o prefeito Orvino Coelho de Ávila.
A modernização apresenta uma performance considerável a respeito da eficiência e economia. A redução é de 51,6% no consumo de energia, com a potência de 121.000W. Enquanto as anteriores, possuíam lâmpadas multivapor metálico de 400W e 250W e vapor de sódio, contendo lâmpada de 150W, com a potência de 250.000W.