Blog do Prisco
Destaques

Prefeitura publica homologação do consórcio vencedor da PPP para a rede de iluminação pública de Joinville

Foi homologado nesta quinta-feira (27/3) o processo que definiu o consórcio vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) para a rede de iluminação pública de Joinville. O documento de homologação será publicado nos Diários Oficiais da Prefeitura de Joinville e do Governo do Estado.

A proposta homologada é do Consórcio QLuz Joinville, no valor de R$ 1.512.999,33 mensais e a concessão será de 22 anos. O próximo passo será a assinatura do contrato com o consórcio vencedor da licitação.

O prazo máximo para assinatura do contrato é de 60 dias contados a partir da publicação do ato de homologação.

A partir de agora, o Consórcio tem uma lista de documentos que precisam ser apresentados, entre eles o de formação da Sociedade de Propósito Específico (SPE), que na prática é a obrigatoriedade do consócio, que é formado por três empresas, formar uma única empresa com capital próprio e exclusivo para assumir a concessão da iluminação pública de Joinville.

Após a assinatura do contrato, inicia o período onde serão elaborados os planos de manutenção e de modernização, bem como se formará estoque inicial de materiais e treinamento de equipes. Depois, o Consórcio assumirá a manutenção do parque em até 2 meses. A expectativa da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville é que a concessão inicie em 2026.

Como ficam os serviços de manutenção até o início da concessão

O contrato com a empresa atual para a realização do serviço de manutenção da iluminação pública de Joinville encerra no dia 2 de abril. A Prefeitura de Joinville fez uma licitação e assinou contrato com a nova empresa que assumirá a operação a partir do dia 3 de abril. Essa empresa vai operar o serviço em Joinville até que o consórcio vencedor da PPP assuma definitivamente a concessão.

O que está previsto com a PPP da iluminação pública

A proposta do Consórcio QLuz Joinville representou um deságio de 30,50% comparado com o valor máximo que havia sido previsto no Edital da Concorrência da PPP para a rede de iluminação pública de Joinville.

Com a implantação da PPP, pelo menos 10 mil novos pontos de iluminação devem ser instalados na cidade. Há previsão de uma iluminação diferenciada para pontos específicos do município, como áreas turísticas e de grande circulação de pessoas.

A PPP da Iluminação possibilitará ainda mais qualidade do serviço, por meio de inovação tecnológica e um ganho importante de agilidade no atendimento das demandas.

O contrato prevê, ainda, a execução de obras e a prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Joinville.

A PPP não resultará em taxas extras para os joinvilenses, já que o valor arrecadado pela COSIP vai custear todo o sistema.

Entenda o histórico do processo da PPP

A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação, por parte da Prefeitura de Joinville, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico e a consultoria necessários à estruturação.

O processo também passou pela análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC), além de terem sido realizadas Audiência Pública e Consulta Pública, em que a população teve a oportunidade de fazer apontamentos sobre o tema. Tudo isso acompanhado pelas secretarias de Administração e Planejamento e de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Joinville.

No dia 30 de janeiro, dois consórcios apresentaram suas propostas. Eles entregaram 4 envelopes. Os dois primeiros foram avaliados pela equipe técnica que considerou que os dois consórcios estavam aptos a participar do leilão. O terceiro envelope, com as propostas comerciais foi aberto no dia 11 de fevereiro, na Bolsa de Valores B3, em São Paulo. A proposta que continha a menor contraprestação foi considerada a vencedora do processo licitatório. O envelope 4 continha os documentos de qualificação, que foram analisados pela equipe da Prefeitura de Joinville, com apoio da equipe técnica da Bolsa de Valores B3 e BNDES.

No dia 21 de março, foi publicado o julgamento declarando o Consórcio QLuz Joinville como vencedor. Como não houve contestação após o período legal de três dias úteis, o processo foi homologado nesta quinta-feira (27).

Posts relacionados

Em apoio à 20ª Promotoria de Justiça da Comarca de Joinville, GAECO deflagra Operação EVALI

Redação

Governo de SC faz maior investimento da história de Joinville

Redação

Prefeitos da Amunesc formalizam estudo da ponte entre a Vigorelli e a Vila Glória em encontro com o governador

Redação