Órgão tem função de formular e deliberar o futuro da cidade baseado em estudos técnicos e com a participação de representantes da sociedade civil organizada
A Prefeitura de São José, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, promoveu nesta terça-feira (5), o primeiro encontro sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (CMDE), na sede da Aemflo e CDL. Na reunião foi apresentada a equipe e os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico é um órgão consultivo e deliberativo do Município de São José, criado para planejar, orientar e definir, por intermédio de parecer, as concessões de incentivos econômicos e estímulos fiscais, objetivando o desenvolvimento econômico e tecnológico do Município.
As reuniões serão realizadas a cada dois meses, mas devido as festas de fim de ano, a próxima será no dia 11 de março, informa a presidente do CMDE, a secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Suzana Bousfield. Durante a reunião foi aprovado o Regimento Interno e criado os grupos de trabalho. O Conselho tratará futuramente do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município.
Entre as atribuições do CMDE está a proposta de estudos sobre os potenciais de desenvolvimento econômico do município, por meio de entidades especializadas. Além disso, o conselho deverá opinar sobre os planos e projetos relacionados ao desenvolvimento econômico, científico e tecnológico, assessorar o prefeito na coordenação das relações entre os setores público, privado e a comunidade científica e tecnológica, além de orientar a localização estratégica de novos estabelecimentos industriais e de serviços, e criar comitês temporários para temas específicos.
Representantes da sociedade civil, como Gilberto João Rech (Aemflo), Roberto Tavares de Albuquerque (diretor regional do Sebrae), Thaís Nahas (diretora regional da Acate) e Edemir Frutuoso (representante do Sinduscon), salientaram a importância do órgão colegiado e se colocaram à disposição para contribuir com o desenvolvimento econômico do Município.