Programa inédito no país foi lançado em Palhoça por meio de convênio e a primeira entrega do kit de vitaminas será em 10 de dezembro.
A Prefeitura de Palhoça e o Instituto Hadi assinaram, na tarde desta segunda-feira (18), um convênio que vai permitir a doação de kits de suplementação alimentar às gestantes, cadastradas no Sistema Único de Saúde do município, durante todo o período de gestação. O município de Palhoça, na Região Metropolitana de Florianópolis, foi escolhido para lançamento do programa inédito, que gradativamente será aplicado em outras cidades, até alcançar a cobertura total no país.
O convênio envolve, ainda, a Essential Nutrition, que produz o polivitamínico pré-Natal e o Omega-3, componentes do kit disponibilizado pelo Instituto Hadi, a ser distribuído, às gestantes, pela Secretaria Municipal de Saúde. A ideia do programa e a escolha dos produtos, segundo o Instituto Hadi, estão amparados em “sólida pesquisa científica, que indica que uma correta nutrição, durante a fase de gestação, pode trazer resultados benéficos e permanentes ao desempenho cognitivo, à capacidade física e ao comportamento social da criança até a fase adulta”.
De acordo com o cronograma, a primeira entrega de kits de suplementação alimentar da Essential Nutrition está agendada para 10 de dezembro. Para ter direito de participação do programa, a gestante deve estar cadastrada na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Palhoça.
O prefeito Camilo Martins considerou a assinatura do convênio como “uma excelente parceria que vai significar mais qualidade de vida para as gestantes e as futuras crianças. A cidade de Palhoça foi escolhida como berço do programa, e isso nos honra”. Lembrou de outro programa social, o Criança com Visão, que já distribuiu, gratuitamente, mais de 1.100 óculos de grau para estudantes da rede pública municipal.
Maria Luisa Urban, diretora do Instituto Hadi, revelou que o lançamento do programa voltado às gestantes, é a consolidação de “um antigo sonho, que está nascendo em Palhoça, mas que deverá se estender a todos os municípios brasileiros”. O secretário de Saúde de Palhoça, Rosinei Horácio, ressaltou a importância da suplementação alimentar, proposta pelo convênio, como de “extrema importância social, pois beneficia a mãe e, consequentemente, a criança”.
A quantidade de kits para o município será mensal. Caberá à Secretaria Municipal de Saúde a distribuição dos kits de suplementação alimentar, o que ocorrerá de forma gradual, segundo um cronograma pré estabelecido.