Em uma celebração emocionante, a 49ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) homenageou 16 personalidades que foram fundamentais para a preparação, discussão e votação da Lei das Comunitárias (nº 12.881/2013), que completa dez anos. Na ocasião, 16 personalidades, incluindo o ministro da Educação, Camilo Santana e a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, foram homenageadas por sua dedicação à construção e defesa das universidades comunitárias.
Reitores das universidades comunitárias brasileiras e representantes de entidades políticas, incluindo o MEC, CAPES e Ministério da Saúde, marcaram presença no evento, enaltecendo a importância das instituições comunitárias para a formação educacional do país.
O reconhecimento do Mérito da Educação Comunitária destaca a relevância da Lei 12.881/2013 para as universidades comunitárias, proporcionando segurança jurídica e direcionamentos para que essas instituições continuem contribuindo significativamente na formação de profissionais qualificados e no desenvolvimento socioeconômico das comunidades.
Em suas palavras, o Ministro Camilo Santana enfatizou a relevância do trabalho das instituições comunitárias na formação de professores e na busca por uma educação de qualidade para os jovens brasileiros. Ele ressaltou a comemoração da data que marca a conquista do acesso ao ensino superior para muitos estudantes.
Luciane Ceretta recebeu a homenagem com alegria e destacou o papel da Lei 12.881/2013 para as universidades comunitárias. “A Lei é um grande marco para as nossas universidades, pois regulamentou nossa atuação, permitindo que possamos reinvestir recursos a bem das nossas comunidades e, assim, ampliar nossa atuação na busca pelo desenvolvimento socioeconômico da nossa sociedade”, enfatizou a reitora.
A presidente da Acafe também agradeceu a todos os agraciados com a honraria, pois a defesa das Universidades Comunitárias é feita por muitos e essa homenagem representa o reconhecimento do compromisso com a comunidade e com a construção de um futuro melhor para todos.
Celebrando uma década de conquistas
A Assembleia da ABRUC abordou diversos temas relacionados à Educação e contou com a participação de renomados palestrantes.
O Presidente da ABRUC, reitor Cláudio Jacoski (Unochapecó) reforçou a importância de celebrar os 10 anos da Lei. “As comunitárias são instituições de ensino que fazem a diferença em suas cidades. Além da educação, a premissa principal é devolver a sociedade com projetos que beneficiem a todos. A Lei nº 12.881 reconheceu e deu força às comunitárias para seguirem fazendo o bem pelos estudantes e pela população. Muita coisa mudou de 10 anos para cá e comemoramos na Assembleia da ABRUC”, diz.
Personalidades Homenageadas
Camilo Santana, Ministro da Educação;
Jorge Messias, Advogado Geral da União;
Luciana Santos, Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação;
Nisia Trindade, Ministra da Saúde;
Mercedes Bustamante, Presidente da CAPES;
Manuella Mirella, Presidente da UNE;
Luciane Ceretta, Presidente da ACAFE;
Gilberto Carvalho, Secretário Nacional de Economia Popular e Solidária;
Jorginho Melo, Governador de Santa Catarina;
Maria do Rosário, Deputada Federal PT/RS;
Clodoaldo Magalhães, Deputado Federal PV/PE;
Pedro Uczai, Deputado Federal PT/SC;
Dandara Tonantzin, Deputada Federal PT/MG;
Célia Xakriabá, Deputada Federal PSOL/MG;
Vitor Lippi, Deputado Federal PSDB/SP;
Reginaldo Lopes, Deputado Federal PT/MG;
Texto: Assessoria de Comunicação Acafe com informações da ABRUC