Está oficialmente aberta a Exposição Visual Itinerante dos Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil, planejada e realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). Na manhã desta segunda-feira (8), o presidente do Instituto, Vinícius Lummertz (D na foto de capa), apresentou o espaço dos sítios brasileiros reconhecidos pela Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo Centro do Patrimônio Mundial (WHC) a autoridades ligadas ao turismo e às cidades históricas.
A mostra, que faz parte da Casa Brasil, instalada no Rio de Janeiro, apresenta a riqueza cultural e a diversidade do País, visando incentivar a comercialização dos patrimônios culturais nacionais como produtos turísticos, considerando a diversidade e os aspectos materiais e imateriais brasileiros. Para Lummertz, esta é mais uma oportunidade para movimentar o setor de turismo e desenvolver a economia brasileira.
“Com a Exposição Patrimônio, contribuímos mais uma vez com a promoção dos nossos destinos e, em um contexto macro, estimulamos uma nova ótica de investimento nas cidades expostas e de manutenção desses patrimônios, gerando retorno econômico para o Brasil. Temos aqui uma composição muito importante que mostra as nossas maiores riquezas para turistas brasileiros e estrangeiros. Essa visibilidade dará um grande retorno ao turismo de lazer. Pretendemos transformar a mostra em produto permanente de promoção do turismo”, comentou.
O secretário de Turismo de Olinda, Maurício Galvão, avaliou a Exposição como um passo importante na estratégia de captação de turistas: “Este espaço representa mais uma ação para atrair turistas às cidades patrimônio e históricas. Esperamos que, futuramente, a mostra percorra vários países e embaixadas. Vamos buscar transformar o conteúdo da Exposição em portal e mídias digitais para fecharmos o ciclo com uma efetiva comercialização dos destinos brasileiros”.
Estiveram presentes no coquetel desta manhã o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, Marco Ferraz; o diretor da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Abdon Barretto Filho; o consultor da Confederação Nacional de Municípios, Mário Augusto Ribas e representantes do Ministério do Turismo e da Organização das Cidades Históricas e Patrimônio Mundial (OCBPM).
A Exposição Patrimônio reforça também as ações da Embratur que visam divulgar e valorizar a cultura brasileira por meio da promoção internacional do destino Brasil, além de fortalecer as parcerias formadas com o Ministério da Cultura, órgãos estaduais de turismo e instituições ligadas ao setor. O espaço estará aberto até o dia 18 de setembro e a entrada na Casa Brasil é gratuita.
Sobre a Exposição – O Brasil possui 13 sítios reconhecidos pela UNESCO, cinco bens imateriais como Patrimônio Cultural da Humanidade, além de mais de 40 mil imóveis, 15 mil sítios arqueológicos e inestimáveis acervos de arte e documentos. A Exposição Patrimônio abrange as características das regiões brasileiras, conectando lugares e manifestações que conferem a diversidade do povo brasileiro.
Os visitantes irão conhecer as características de Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Piauí, Distrito Federal, entre outros, além de atrativos turísticos e patrimônios tombados, com conteúdo disponível em português, inglês e braile. Também poderão entender a diversidade brasileira e suas peculiaridades em um painel especial e em um totem interativo com abordagem do contexto nacional e sua mistura de povos.
Confira os sítios brasileiros da Exposição Patrimônio:
- Cidade histórica de Ouro Preto – MG
- Centro histórico da cidade de Olinda – PE
- Missões jesuíticas dos Guarani, incluindo as ruínas de São Miguel das Missões – RS
- Centro histórico da cidade de Salvador – BA
- Santuário do Bom Jesus de Matosinhos em Congonhas do Campo – MG
- Plano Piloto de Brasília – DF
- Parque Nacional da Serra da Capivara – PI
- Centro histórico da cidade de São Luís – MA
- Centro histórico da cidade de Diamantina – MG
- Centro histórico da cidade de Goiás – GO
- Praça de São Francisco na cidade de São Cristóvão – SE
- Paisagem entre montanhas e mar no Rio de Janeiro RJ
- Conjunto Moderno da Pampulha – Belo Horizonte –MG