O presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Vinicius Lummertz, participou nesta terça-feira (16) da Conferência de Turismo & City Branding da Casa Rio e enfatizou o potencial brasileiro para a internacionalização da economia no turismo de lazer e negócios. “O Brasil está em primeiro lugar a nível mundial em recursos naturais, se destaca no turismo e é convidativo para investimentos. Vemos agora, nessa festa olímpica, a capacidade do País de organização e de promoção do Brasil para o exterior”, destacou Lummertz a mais de 200 representantes e dirigentes de empresas aéreas, de hotelaria e de Conventions Bureaus de todo o País.
O evento reforça as ações do Instituto de investimentos no setor e captação de recursos e novas parcerias para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Juntamente com os secretários de Turismo da Cidade e do Estado do Rio de Janeiro, Antonio Pedro de Melo e Nilo Félix, Lummertz abriu a Conferência e motivou os líderes do turismo a olharem para o Brasil de uma maneira especial e com a mesma motivação dos Jogos Rio 2016.
Os secretários de governo fizeram questão de celebrar o sucesso da Olimpíada. Nilo Félix ressaltou a força do Rio de Janeiro aos olhos do mercado nacional e internacional e Antonio Pedro de Melo demonstrou o seu orgulho com a revitalização do Estado e a festa brasileira. “Esse é o Rio que queríamos ver”, comentou.
Turismo no centro do debate nacional
Lummertz reforçou junto aos representantes a necessidade de colocar o turismo no centro do debate nacional e levar ações estratégicas do setor para o Congresso Nacional. “É de extremo valor a nossa mobilização para aprovar a emenda do Turismo para o próximo ano. Estamos em um grau alto de oportunidade e precisamos aumentar ainda mais o nosso nível de competitividade no setor, também para trazer investimentos e mais recursos. Juntos, podemos demonstrar a força que o setor tem e sua relevância para o crescimento do Brasil”, reiterou.
O presidente da Embratur fechou o discurso abordando a importância da cooperação entre o Instituto e os investidores e especialistas de turismo. Ele ainda lembrou que, com 50 anos de história, a Embratur tem memória para ser grande parceira nessa mudança de panorama.
Sobre a Conferência
Estiveram presentes representantes dos governos da Nova Zelândia, Áustria e México da área de turismo e especialistas em desenvolvimento de marcas para cidades e países. Dois painéis foram apresentados durante o evento, com foco em place branding como ferramenta competitiva para atração de investimentos e desenvolvimento do turismo e sobre a imagem do Rio de Janeiro para o mundo. A Casa Rio é um dos espaços de conhecimento, novas oportunidades de negócios enetworking e mais um legado para a cidade do Rio de Janeiro após a Rio 2016.