Em sua primeira visita oficial após tomar posse como presidente da Federação dos Hospitais de Santa Catarina, Giovani Nascimento, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 11 de outubro com o secretário de estado da Saúde, Helton Zeferino, em Florianópolis. “O encontro serviu para afinar ainda mais a parceria entre as entidades hospitalares com o governo do estado”, destaca o presidente da FEHOESC, Giovani Nascimento. Entre os assuntos tratados, a nova Política Hospitalar Catarinense, que entrará em vigor em 2020, com novos critérios de distribuição de recursos às instituições hospitalares.
O governo deverá repassar R$ 300 milhões de reais aos hospitais que fazem parte da rede privada e filantrópica que atende SUS em Santa Catarina. Com a nova política os hospitais passam a ser classificados por porte. Os quesitos válidos para o enquadramento em cada categoria vão desde o número de leitos, UTIs, Taxa de Ocupação, especialidades, exames diagnósticos além da participação de redes temáticas. Para o presidente da FEHOESC, “a nova política garantirá a destinação técnica dos recursos, quem sai ganhando é a sociedade catarinense”.
Giovani Nascimento, também recebeu a informação do secretário Helton, que os 190 milhões de reais referente à emenda da LOA 2019 para os hospitais, serão repassados na sua totalidade até o final deste ano. A maioria das instituições já enviou a documentação necessária para ter acesso aos recursos, junto à Casa Civil.