Notícias Últimas

Presidente da Fesporte assegura cumprimento do calendário esportivo de 2024

A reunião da Comissão de Esportes e Lazer desta terça-feira (2) teve participação do presidente da Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), Freibergue Rubem do Nascimento. Ele apresentou os trabalhos da pasta e respondeu os questionamentos dos deputados. A participação foi requerida pelo deputado Carlos Humberto (PL).

Neste ano, a Fundação teve dificuldade na organização do Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina). As provas de atletismo e bocha foram canceladas por falta de árbitros, que não atuaram pela alegação da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), a qual são vinculados, da remuneração ser abaixo do requisitado. O cancelamento afetou cerca de 800 atletas.

O presidente do colegiado, deputado Fernando Krelling (MDB), manifestou preocupação com o cumprimento do restante do calendário esportivo deste ano. Para que não se repita o que aconteceu no Parajasc, “chegar na competição e, simplesmente, não termos algumas modalidades”. O cumprimento foi assegurado pelo presidente da Fesporte.

“Nosso compromisso é fazer com que o calendário seja cumprido em sua plenitude”, disse Freibergue. No entanto, respondendo sobre o andamento da situação com a arbitragem do atletismo, disse ainda haver uma dificuldade de diálogo com a FCA.

Ele disse estar aberto para a negociação com a entidade, cuja participação é necessária para que as provas de atletismo sejam concluídas nos eventos esportivos. O deputado Mário Motta (PSD) também fez um apelo para a Fedsporte para que esse diálogo seja aberto pelo “bem do esporte”.

Segundo Krelling, durante audiência pública sobre falta de árbitros no Parajasc, realizada em 12 de junho pela Comissão, ficou claro que o que está faltando para a retomada do diálogo com a Federação Catarinense de Atletismo é um “pedido de desculpas da Fesporte”.

Calendário de 2025
Segundo o presidente da Fesporte, em 2025 o calendário de competições será mais “enxuto”. Há a pretensão de aumentar o número de servidores na Fesporte, com servidores temporários, para dar conta das demandas.

“A gente tem que ter muita atenção quando deixa enxuto o calendário esportivo, para não tirar a oportunidade, principalmente de crianças e jovens”, alertou Fernando Krelling.

Freibergue também disse que o edital do Bolsa Atleta está sendo elaborado para que no início do próximo ano se pague as bolsas para as competições. Ainda relatou ter conseguido junto ao governo federal R$ 2 milhões para pagamento de passagens dos atletas para as competições.

Por fim, disse que a Fuesporte está organizando um decreto de incentivo ao esporte, que será publicado pelo governo do Estado.

Requerimento
Ainda nesta terça-feira, foi aprovado requerimento de autoria do deputado Fernando Krelling para convidar Fernando Hackradt, presidente do Conselho Estadual de Esporte de Santa Catarina, para participar de reunião dao colegiado. Sua participação deve tratar sobre a gestão do Conselho e da parceria para entrega da Comenda do Mérito Esportivo e Medalha Marcio Kruger.

foto>Solon Soares. Ag Alesc

Posts relacionados

Carlos Humberto (PL) denuncia crime ambiental em Balneário Camboriú

Redação

Carlos Humberto (PL) homenageia padre de Camboriú

Redação

Diogo Catafesta assumirá a FME em Balneário Camboriú

Redação
Sair da versão mobile