O presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderlei Agostini, fez vistoria nas obras de pavimentação na Vila da Glória nesta sexta-feira, 6. Encontrou-se com líderes comunitários e fez o anúncio do edital de contratação para uma empresa realizar o salvamento dos sítios arqueológicos encontrados ao longo da via. Depois vistoriou as obras do contorno de Garuva. Ambas totalizam R$ 32 milhões em investimentos do Governo do Estado.
“O Estado irá colocar mais R$ 1,3 milhão nesse projeto dos sítios arqueológicos para conseguir dar continuidade à obra. Teremos o resultado no dia 7 de dezembro”, disse.
A pavimentação da Estrada da Jaca foi embargada no mês de abril por decisão judicial na qual o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exige o salvamento de sítios arqueológicos. Dos 14,9 quilômetros, estão pavimentados 5,6.
No contorno de Garuva, Agostini, vistoriou uma das áreas que demanda desapropriação e construção de uma ponte sobre o Rio Sete Voltas. Embora parte do valor tenha sido depositado o proprietário tem solicitado revisão do valor das áreas de terra, agricultáveis. Por último, esteve no elevado de entroncamento com a BR 101 onde está sendo executada a colocação das estacas de sustentação do viaduto. O contorno tem nove quilômetros, seis estão pavimentados e com sinalização concluída.
Acompanharam as vistorias o gerente da SDR, Afonso Ramos; engenheiro fiscal do Deinfra, Rodney Heyse; representante da empreiteira, Odorico Fortunato; engenheiro da empreiteira, Thales Kurten. Os deputados Darci de Matos e Kennedy Nunes e vereadores de São Francisco do Sul estiveram na Vila Glória na agenda com os moradores.
Fotos: divulgação