O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, fez, na tarde deste domingo (6/10), uma visita institucional aos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), na sede da instituição.
Durante o encontro com a presidente da Corte Eleitoral catarinense, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, e com o vice-presidente e corregedor do TRE-SC, desembargador Carlos Alberto Civinski, Oliveira Neto parabenizou todos os magistrados, servidores e voluntários pelos relevantes serviços prestados durante todo o processo eleitoral.
Para o presidente do TJ, o competente trabalho feito pela magistratura e por todo o corpo técnico da Justiça Eleitoral de Santa Catarina é reconhecido nacionalmente e tem contribuído para a realização de eleições seguras e transparentes. “É uma alegria estar aqui hoje. É um dia representativo, o mais expressivo da democracia, que é a eleição para vereadoras e vereadores, prefeitas e prefeitos. O TRE de Santa Catarina é um exemplo para o Brasil há muitos anos. Uma história marcada pelo sucesso, pelo respeito ao pleito popular, pelo respeito às decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, especialmente, na organização, no avanço da tecnologia, com segurança para a população, que é o que estamos vendo hoje. A minha presença aqui é para reforçar a confiança no TRE-SC, na desembargadora Maria do Rocio, no desembargador Civinski e em todos os integrantes da Justiça Eleitoral. Lembrando que os juízes eleitorais de primeiro grau são juízes estaduais que exercem a função eleitoral. Daí o nosso reconhecimento, a nossa força a todo esse grupo de pessoas, que promovem a festa da democracia como é no dia de hoje”, ressaltou Oliveira Neto.
O presidente do TJ também enalteceu o trabalho da desembargadora Maria do Rocio, que é a primeira mulher a comandar um pleito eleitoral em Santa Catarina. “Representativo pela força das mulheres em Santa Catarina e também na magistratura catarinense. O nosso Estado tem pioneirismo em relação a isso e a desembargadora Maria do Rocio exerce essa função de grande importância com maestria, com conhecimento e com inteligência”, pontuou.
Durante a visita também estavam presentes o desembargador Carlos Roberto da Silva, a presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), juíza Janiara Maldaner Corbetta, e os juízes Jefferson Zanini e Rudson Marcos.