O Tribunal Superior do Trabalho (TST) tem um novo ministro. Alexandre Ramos, que estudou e fez carreira em Santa Catarina. Sua posse foi na noite histórica de quarta-feira, 4, coincidindo com o julgamento do Habeas Corpus de Lula da Silva no STF. Mesmo assim, o ato foi prestigiado por inúmeras lideranças catarinenses.
O ministro Jorge Mussi representou o Superior Tribunal de Justiça. Conselheiro federal e ex-presidente da OAB-SC, Tullo Cavallazzi Filho, representou a Ordem, presidida por Cláudio Lamachia.
O governador Eduardo Moreira completou a presença de catarinenses à mesa da solenidade.
Na plateia, destaques para Gelson Merisio, representando a Assembleia Legislativa, e Dário Berger, representando o Senado.
A cerimônia foi rápida e sem discursos no cerimonial. Mesmo assim, o presidente do TST falou da alegria de receber Alexandre Ramos, enaltecendo a carreira dele na magistratura, tanto no primeiro como no segundo grau. O novo ministro também demonstrou grande prestígio junto à advocacia, embora seja egresso da magistratura. Além de Cavallazzi Filho, o presidente da Associação Catarinense dos Advogados prestigiou a posse.
Alexandre Ramos é o primeiro representantes de Santa Catarina a tornar-se ministro do TST na vaga da magistratura.