Blog do Prisco
Manchete

Previdência dos servidores estaduais não terá aumento

Presidentes e dirigentes dos poderes em Santa Catarina (governador e presidentes da Alesc, TJSC, TCE e MPSC), mais os secretários de Estado da Fazenda e da Casa Civil, debateram longamente as mudanças na Previdência dos servidores estaduais esta semana.

Nesta primeira rodada de debate, ocorrida logo após a aprovação em primeiro turno da chamada PEC paralela do Senado, que inclui estados e municípios nas novas regras de aposentadoria, já se estabeleceu o seguinte: não haverá aumento da alíquota de contribuição aos servidores estaduais catarinenses.

De todos os poderes. Atualmente, ela é de 14% sobre o salário, de ativos e inativos. Chegou a este patamar depois da alteração estabelecida no segundo governo de Raimundo Colombo, lá em dezembro de 2015. De 2016 até 2018, a contribuição subiu 1% ao ano, saindo de 11% para o percentual atual. Isso está pacificado entre os chefes de poderes e não vai mudar.

Trata-se de uma bela notícia ao funcionalismo. Pelo texto da PEC aprovada pelos senadores (que ainda precisará ser aprovada em segundo turno, provavelmente na semana que vem, para depois ser enviada à Câmara), em alguns casos as contribuições do funcionalismo chegarão a 22% dos vencimentos.

Contra o relógio

Embora o tempo seja curto, falta menos de um mês para se iniciar o recesso na Assembleia Legislativa, as autoridades se movimentaram com celeridade. A ideia é que tudo fique pronto ainda este ano, o que vai ensejar grande mobilização por parte de todos.

Idade

Moisés da Silva enviará a proposta ainda este ano ao Legislativo estadual. O que deve mexer mais com os servidores é a questão da idade mínima para aposentadoria. Essa mudança não ocorreu em 2015 porque dependia de legislação federal, o que ocorreu agora mediante a aprovação da Reforma da Previdência do Regime Geral e também pelo encaminhamento da PEC paralela do Senado.

 

 

 

Posts relacionados

Prefeitura de Blumenau discute alterações na legislação previdenciária com sindicato dos servidores

Redação

Falta injustificada por servidores em greve ilegal poderá gerar demissão a partir de hoje

Redação

Prefeitura de Criciúma antecipou salário de dezembro dos servidores municipais

Redação