A conquista é fruto da atuação parlamentar do deputado Carlos Humberto (PL)
A primeira Instalação Portuária de Turismo (IPTUR) alfandegada do Brasil foi autorizada em Balneário Camboriú. A conquista ocorreu por meio do Atracadouro Barra Sul, que está oficialmente autorizado a receber cruzeiros internacionais com alfandegamento local, permitindo o embarque e desembarque de passageiros vindos do exterior, com controle aduaneiro. A portaria que concede a autorização foi publicada no Diário Oficial na sexta-feira (07). Esse é um trabalho de construção do deputado Carlos Humberto (PL) com o então secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva. Que coincidentemente é o atual secretário da pasta em Balneário Camboriú, convidado pela prefeita Juliana Pavan (PSD).
O alfandegamento coloca Balneário Camboriú em destaque no setor de cruzeiros e deve impulsionar ainda mais o turismo da cidade, que terá agora ponto de embarque, de partida e chegada na cidade.
O investimento feito pelo Grupo Tedesco no projeto de alfandegamento foi de R$ 10 milhões. Com essa autorização, o Atracadouro Barra Sul se torna um ponto estratégico para o turismo marítimo do Estado, fortalecendo a economia local e atraindo ainda mais visitantes.
Os investimentos vão desde salas de operação para órgãos federais, scanners e demais equipamentos até equipe tecnicamente preparada para digitação de passaportes e treinada para o atendimento de alfandegamento.
Somente nesta temporada a cidade tem a previsão de receber 62 escalas de navios de passageiros.
Balneário Camboriú foi incluída na rota de transatlânticos em 6 de abril de 2017.
Em outubro do ano passado, devido aos constantes investimentos do atracadouro, a cidade foi reconhecida no Prêmio Krooze Awards como uma das Melhores Escalas de Cruzeiros da Temporada Brasileira de 2023/2024. Este prêmio inédito no Brasil homenageia as companhias, destinos e experiências mais relevante para os turistas de cruzeiros.
foto>divulgação