O Porto Pesqueiro de Laguna foi federalizado em 1975. Passará, portanto, ao controle estadual 44 anos depois
O deputado estadual Felipe Estevão, presidente da Comissão de Pesca e Aquicultura da Assembleia Legislativa, estará em Laguna, nesta quinta-feira para, ao lado do governador Carlos Moisés da Silva, para assinatura da minuta do convênio de delegação da estrutura portuária ao governo do Estado.
Assim que assumiu o mandato, em fevereiro deste ano, Estevão levantou esta pauta e conferiu selo prioritário a ela em sua atuação parlamentar.
O deputado foi a Brasília em quatro oportunidades desde março, pois o Porto ainda é administrado pela autarquia federal Companhia Docas de São Paulo (Codesp). Também esteve em São Paulo, em junho, tratando deste tem. Neste meio tempo, o parlamentar também atuou em sintonia com o desejo do governador do Estado. Carlos Mosiés da Silva demonstrou sensibilidade a esta luta desde o início. Assim como o diretor-presidente da SC Par, Gustavo Salvador.
MARCO HISTÓRICO
Feitas as conversas e sensibilizados todos os interessados, finalmente o processo de estadualização do terminal pesqueiro começará a se concretizar nesta quinta-feira, com ato em Laguna. O Porto Pesqueiro de Laguna foi federalizado em 1975. Passará, portanto, ao controle estadual 44 anos depois.
Deputado da cidade, filho e neto de pescadores, Felipe Estevão comemora.
“No começo, pouquíssimas pessoas acreditaram que seria possível. Agradeço ao governador, ao secretário Gustavo Salvador, ao deputado Daniel Freitas, que apostaram nesse projeto. É uma vitória, um marco para Laguna, para o Sul do Estado e para a Pesca catarinense,” salienta ele.