O número de cancelamentos de vôos devido ao aumento de casos de Covid-19 e influenza está prejudicando muitos consumidores, que acabaram sendo pegos de surpresa, já que a maioria dos cancelamentos foi por suspeita de casos entre a própria tripulação da companhia.
Diante do cenário instável, o PROCON SC notificou as empresas aéreas Latam, GOL, Itapemirim e Azul, que estão passando por este surto com seus funcionários, para apresentem o número de voos cancelados a partir do dia 1 de janeiro de 2022. Além disto, elas devem enviar ao órgão uma relação com o número de consumidores lesados devido a esse cancelamento, e informar se irá devolver os valores para os consumidores em até 07 (sete) dias ou se irá remarcar os voos, e por fim, que informe quais medidas estão sendo tomadas para que os consumidores não sejam prejudicados.
“É direito básico do consumidor ter informação adequada e clara sobre os produtos que ele adquire. E não estamos fazendo nada além do que cumprir o que determina o Código de Defesa do Consumidor”, explica o diretor do órgão, Tiago Silva.
Em caso de descumprimento a esta Notificação, as companhias estarão sujeitas às sanções administrativas previstas.
foto>divulgação