Através de iniciativa da Associação Catarinense do Ministério Público e do Observatório Social de Chapecó, o procurador da República Roberson Henrique Pozzobon – membro da força-tarefa da Lava Jato – fará palestra pública e gratuita sobre o tema “O Brasil contra a corrupção: enfrentando causas e não apenas consequências”.
A palestra será ministrada às 15 horas do dia 10 de novembro (sexta-feira) no salão nobre do Hotel Lang Palace. Para participar é necessário inscrever-se pelo site www.chapeco.osbrasil.org.br e levar um quilograma de alimento não perecível.
Pozzobon é procurador da República em Curitiba (Ministério Público Federal) e integrante da Força-Tarefa da Lava Jato desde 2014. É professor de Direito Penal e Processual Penal na Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU) com mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná em 2007, foi Delegado de Polícia no Paraná de 2008-2011.
Por sua atuação na Operação Lava Jato recebeu distinções no Brasil e no exterior, entre eles, o prêmio “Prosecutor of the year”, da Global Investigations Review (GIR) em 2015 e o prêmio Anticorrupção, da Transparência Internacional em 2016.
Também conquistou o prêmio Innovare, na categoria “Ministério Público”, o prêmio CNMP na categoria “Redução da Corrupção”, o prêmio AJUFE “Boas Práticas de Gestão para a Eficiência da Justiça Federal” e, ainda, o IV Prêmio da República, “Hors Concours”, da Associação Nacional de Procuradores da República, todos em 2016.
O presidente do Observatório Social de Chapecó, Armelindo Carraro, assinala que a palestra é aberta a todos os interessados, profissionais liberais, empresários, gestores públicos, trabalhadores e acadêmicos.
Mais informações sobre as inscrições pelo e-mail chapeco@osbrasil.org.br e telefone (49) 3328-8812.
OBSERVATÓRIO SOCIAL
O O.S. de Chapecó tem como missão contribuir para o controle social na aplicação dos recursos públicos e para a promoção de uma sociedade ética e cidadã, por meio de práticas transparentes e apartidárias. Reúne entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública. O Observatório é integrado por empresários, profissionais, professores, estudantes e outros cidadãos que, voluntariamente, entregam-se à causa da transparência e da justiça social. Em Chapecó a entidade atua desde janeiro de 2016. Promove o monitoramento dos gastos do município, minimizando as possibilidades de desvios dos recursos públicos em função de deficiência na gestão ou por meio de atos de corrupção, e tem o apoio das seguintes entidades cooperadas: ACIC, Sicom, CDL, SAC, Sicoob, Unoesc, Unochapecó e Somar.