No Distrito Federal, a Procuradoria da República abriu um procedimento investigatório criminal para apurar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a construtora Odebrecht.
Suspeita-se que a Odebrecht conseguiu vantagens em outros países via a influência do ex-metalúrgico. Uma matéria de um jornal do Rio revelou que o ex-diretor de Relações Institucionais da empreiteira, Alexandrino Alencar, viajou com Lula da Silva a Cuba, República Dominicana e Estados Unidos. Tudo em janiero de 2013.
A generosa Odebrecht teria bancado as despesas do voo do ex-presidente. Na documentação, ele está registrado como “passageiro principal: voo completamente sigiloso.” A empreiteira é uma das investigadas na Operação Lava-Jato da Polícia Federal.
De acordo com a Procuradoria, no último dia 8 uma ação preliminar de investigação foi convertida em um processo formal de investigação. Com isso, investigadores podem usar de todos instrumentos investigatórios – incluindo ações invasivas como busca e apreensão, quebra de sigilo, etc – para apurar suposta prática de tráfico de influência internacional do ex-presidente Lula em favor da Odebrecht.
Foto: facebook, divulgação