Notícias Últimas

Profissionais dão dicas para quem quer ingressar no mercado de trabalho

Mari Palma, jornalista e embaixadora da Marvel no Brasil, e Max Polastri, da ArcelorMittal, compartilharam experiências com jovens estudantes que acompanharam, nesta quarta-feira (7), a abertura do Mundo SENAI, transmitida para o país todo a partir da sede da FIESC, em Florianópolis

A autenticidade e a conexão são a chave para o embarque imediato no mercado de trabalho. Estas são as dicas dos profissionais que participaram nesta quarta-feira (7) da abertura do Mundo SENAI, transmitida para o país todo a partir da sede da FIESC, em Florianópolis. A apresentadora do CNN Pop e embaixadora da Marvel no Brasil, Mari Palma, e o gerente de gestão de pessoas da ArcelorMittal, Max Polastri, compartilharam suas experiências.

Assista ao REPLAY da live.

Mari Palma falou sobre o início da carreira como jornalista e trouxe dicas. “O poder que nossa autenticidade tem é o de fazer com que o nosso trabalho cumpra seu objetivo, que é fazer a mensagem chegar na outra pessoa”, disse. Famosa pelas camisetas de bandas, músicas e personagens da Marvel que usava em suas entradas ao vivo na TV, Mari se tornou ícone entre os jovens. “Eu quero ser quem eu sou e estamos construindo um mundo onde as pessoas possam ser cada vez mais verdadeiras. Assim, a gente se sente muito mais seguro para fazer o nosso trabalho”, acrescentou.

Foi por meio da aprendizagem industrial que a ArcelorMittal Vega, de São Francisco inovou seu quadro de colaboradores, atraindo e retendo talentos, como contou Max Polastri, que comanda a área de recursos humanos da companhia. “O cenário mudou muito depois que implantamos o programa Sustentabilidade Técnica, que oferece formação técnica em parceria com o SENAI para jovens e adultos de São Francisco do Sul. Passamos a admitir mais pessoas da nossa comunidade do entorno”, detalhou.

Já passaram pelo programa de formação e qualificação profissional 335  jovens. O índice de empregabilidade dos egressos é de 91%. Maria Britto, 23 anos, fez curso de aprendizagem em 2021. Em um período, tinha aulas no SENAI. Em outro, atividades na ArcelorMittal Vega. Ao final do curso, foi contratada pela empresa, onde trabalha na área de Tecnologia da Informação. “Acho a aprendizagem o máximo. Foi ela quem me fez descobrir minha carreira”, diz.

Educação profissional é elo com a indústria

Felipe Morgado, superintendente de educação profissional e superior do SENAI nacional, mediou debate com os convidados e destacou que o futuro do trabalho está em transformação. “Precisamos olhar o que está acontecendo no mundo. E o que é? O mundo todo está apostando na educação profissional porque, por meio dela, se desenvolve uma habilidade importantíssima, que é o aprender a aprender”, afirmou.

Feirão da aprendizagem

Um dos destaques do Mundo SENAI é o feirão com cursos de aprendizagem, que mesclam aulas com trabalho remunerado em indústrias catarinenses. São 2,5 mil vagas no estado em áreas como eletrônica, automação, mecânica, tecnologia da informação, alimentos, energia e construção civil.

Estes cursos são destinados a jovens de 14 a 24 anos de idade. O aluno é contratado como jovem aprendiz pela indústria, que faz a seleção dos estudantes. O início das atividades, o formato, a duração e a carga horária também são definidos pelas empresas.

Os interessados têm duas maneiras de se candidatar. A primeira é procurar o SENAI mais próximo para saber se nele há algum curso programado (isto pode ser feito, inclusive, durante o Mundo SENAI). A segunda é se cadastrar neste link, para se colocar à disposição das empresas e aguardar a abertura do processo seletivo.

SERVIÇO

No estado, 48 unidades de Santa Catarina têm programação do Mundo SENAI. Entrada gratuita. Lista de endereços neste link.

Posts relacionados

FIESC leva indústrias catarinenses ao Chile para incentivar exportações

Redação

Evento na FIESC debate Associativismo e competitividade no dia 21

Redação

Brasil tem 114 polos industriais com inserção internacional

Redação
Sair da versão mobile