Questionário digital e mentoria indicam rumos para evolução social
Empresas interessadas em desenvolver projetos de melhoria da qualidade de vida dos colaboradores podem ter apoio de ferramenta desenvolvida para o diagnóstico e a criação de planos de ação para enfrentamento de problemas sociais. Trazida ao Brasil pelo Banco da Família, a metodologia desenvolvida pela Fundación Paraguaya é a base do Programa Despertar nas Empresas.
A tecnologia consiste em um questionário digital – cujas respostas mostram a realidade socioeconômica do usuário – e uma mentoria para que a pessoa possa encontrar soluções que assegurem sua evolução em áreas como saúde, educação e finanças. O método funciona por meio de um aplicativo instalado em um tablet com perguntas sobre renda e emprego, saúde e meio ambiente, habitação e infraestrutura, educação e cultura, organização e participação e saúde mental e motivação. “As respostas são destacadas por cores, permitindo que a pessoa autoavalie suas condições e possa tomar ações. A partir daí, uma mentoria é oferecida para que o usuário melhore o que estiver em vermelho e amarelo para chegar ao verde, considerado como ideal”, explicou Isabel Baggio (foto), presidente do Banco da Família, que é uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip).
Criada pela Fundación Paraguaya, a ferramenta ganhou no país de origem o nome de Semáforo da Eliminação da Pobreza e é aplicada por 423 organizações em 44 países. “Trouxemos de modo pioneiro para o Brasil em 2019 e atendemos 379 famílias, entre nossos colaboradores, clientes e comunidade em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul”, contou Isabel. Com o sucesso alcançado na primeira etapa de aplicação, o Banco recebeu autorização para vender o produto às empresas interessadas. A intenção agora é levar o programa para todo o país. “Nossa intenção é que um número cada vez maior de pessoas possa transformar positivamente sua realidade social e econômica”, comentou a presidente do Banco da Família.
Soluções eficazes
Segundo Geórgia Schmidt, diretora administrativa da instituição, a aplicação da ferramenta entre os colaboradores permitiu ao Banco reduzir 50% na rotatividade de funcionários. “O método intensificou a interação com nosso público interno, que passou a se sentir cada vez mais saudável, motivado e produtivo fazendo parte da instituição”, comentou. Para Isabel Baggio, com maior consciência sobre a própria realidade, as pessoas percebem que é possível buscar soluções eficazes de melhoria na qualidade de vida e isso reflete positivamente no trabalho.
Outra vantagem para o empregador ao usar o método é ter informações e dados para tomada de decisões estratégicas. “Se constatar que há colaboradores com instabilidade financeira é possível, por exemplo, oferecer aulas de educação financeira para eles”, destacou a presidente. Além da tecnologia, o Banco da Família vai fornecer aos interessados treinamento para o uso da ferramenta e suporte técnico.
Sobre o Banco da Família
Fundado em 1998 como um movimento da Associação Empresarial de Lages (SC), o Banco da Família surgiu em um momento de depressão econômica da região e, desde então, mantém como propósito impulsionar negócios de micro ou pequeno porte. Adotando um modelo enxuto e sustentável, ganhou musculatura ao atrair novos parceiros e implementar a diversificação de produtos ao longo dos últimos 23 anos. Com clientes em 210 cidades dos três estados do Sul, a instituição é, segundo a MicroRate, a terceira maior do mundo no ramo das microfinanças. Em sua história de duas décadas já concedeu mais de R$ 1 bilhão em crédito em cerca de 400 mil operações que impactaram mais de 1,3 milhão de pessoas.